Um novo Vice-Reitor para a Universidade
08/05/2018 17:02
Paula Ferro

Padre Álvaro Mendonça Pimentel S.J. toma posse como Vice-Reitor da PUC-Rio e padre Francisco Ivern Simó S.J. ocupa cargo de Assessor da Reitoria para Assuntos de Identidade e Missão

O novo Vice-Reitor padre Álvaro Mendonça Pimentel S.J. e o Reitor da PUC-Rio padre Josafá Carlos de Siqueira S.J. Foto: Thaiane Vieira

Em cerimônia realizada na terça-feira, 8, na sala do Conselho Universitário, o professor Álvaro Mendonça Pimentel S.J. tomou posse como Vice-Reitor da PUC-Rio. O jesuíta é formado em filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia e em Teologia pelas Facultés Jésuites Centre Sévres de Paris. Padre Francisco Ivern Simó S.J., que ocupava o cargo desde 2010, será Assessor da Reitoria para Assuntos de Identidade e Missão, cujo objetivo é manter os princípios e valores da PUC-Rio.

O Reitor da Universidade, padre Josafá Carlos de Siqueira S.J., presidiu a cerimônia, que teve a presença do Vice-Reitor Acadêmico, professor José Ricardo Bergmann, do Vice-Reitor Administrativo, professor Luiz Carlos Scavarda do Carmo, do Vice-Reitor Comunitário, professor Augusto Sampaio, e do Vice-Reitor de Desenvolvimento, professor Sergio Bruni e do Presidente da Mantenedora da PUC-Rio, padre Pedro Magalhães Guimarães Ferreira S.J. Bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Joel Portella Amado também compareceu à posse, representando o Grão Chanceler da PUC-Rio, Dom Orani João Tempesta O. Cist. Segundo o Reitor, padre Josafá, a chegada do padre Álvaro é parte de um processo de renovação na PUC-Rio.

— É importante pensar sempre em renovação. Estamos renovando os departamentos e a Reitoria também tem que dar o testemunho pela renovação. Para isso, a presença do padre Álvaro será extremamente positiva. Ele é uma pessoa inteligente, de boa formação acadêmica, que gosta da Universidade e de profundo pensamento na área da Filosofia.

Membro da Associação Brasileira de Filosofia da Religião, o professor Álvaro Mendonça Pimentel cursou mestrado em Filosofia pela PUC-Rio, em 1998, e, dez anos depois, recebeu o título de doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, e realizou o estágio de pesquisa no Centre d’Arquives Maurice Blondel, da Université Catholique de Louvain, na Bélgica. Para ele, voltar à Universidade como Vice-Reitor e professor do Departamento de Filosofia é realizar um desejo antigo.

— Estou muito feliz com essa volta à PUC-Rio, onde estive como aluno de mestrado. Sempre tive saudade e sentia vontade de estar aqui novamente. Me sinto como alguém que retorna à sua alma mater e, inclusive, reencontra alguns mestres. Desejo me empenhar muito para conciliar tudo, estar ao lado do padre Josafá e retomar o meu trabalho de professor no Departamento de Filosofia.

Em 2014, fez estágio Pós-Doutorado na The Catholic University of America, Estados Unidos. Antes de assumir a Vice-Reitoria da PUC-Rio, padre Álvaro Mendonça Pimentel ocupava o cargo de Reitor da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE-MG) e era professor titular do Departamento de Filosofia da FAJE.

O padre Francisco Ivern, que ocupava o cargo de Vice-Reitor desde 2011, agradeceu a colaboração dos colegas de trabalho durante os últimos anos. Em homenagem, o Reitor da Universidade definiu Ivern como uma pessoa experiente e de grande experiência social. Segundo o padre Josafá, a comunidade PUC-Rio sempre será grata ao padre Ivern pelos trabalhos realizados.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro