XXIV Semana de Meio Ambiente PUC-Rio
05/06/2018 11:06
Eduardo Diniz e Paula Ferro

Nesta data em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, a PUC-Rio inicia uma semana de discussões sobre as questões socioambientais  

O Reitor da Universidade, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J. Foto: Thaiane Vieira

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira, 5, a Universidade dá início à XXIV Semana de Meio Ambiente PUC-Rio. A abertura ocorreu hoje pela manhã, no Auditório Padre José de Anchieta, com uma palestra proferida pelo Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., sobre o tema geral do encontro, Laudato Si’ em Ação: o desenvolvimento prático da encíclica focada no cuidado com a nossa casa comum, o planeta Terra.

Padre Josafá destacou o papel da ética na preservação ambiental e os caminhos para mudar o panorama atual do planeta. De acordo com o Reitor, as mudanças devem começar com a adoção de uma visão geral sobre os problemas que afetam a sociedade. Para ele, é preciso adotar uma visão sistêmica, que não dissocie as questões ambientais dos demais problemas sociais.

— A visão fragmentada que temos não está ajudando. A partir de um olhar mais integrado é possível perceber melhor a complexidade da situação. Nesse sentido, as ciências não podem atuar isoladas em suas especializações. É preciso promover a união.

A aliança entre diferentes instâncias da sociedade foi um dos princípios éticos que o padre Josafá ressaltou. Na encíclica papal, esse pilar é fundamental na promoção da educação ambiental. Segundo o reitor, a visão integradora deve ser utilizada na construção de um objetivo comum que resultará no surgimento de costumes mais sustentáveis.

A semana tem como objetivo sensibilizar os alunos da Universidade sobre as questões socioambientais e mostrar como a PUC-Rio aplica as diretrizes da Laudato Si’ no campus. O encontro é organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (Nima), em parceria com a Pastoral Universitária e com o Departamento de Teologia, e ocorre em diversas partes do campus até quinta-feira, 7. Confira a programação completa:

Terça-feira, 5:

Auditório Padre José de Anchieta: Apresentações e Debates

9h30 - Abertura oficial com o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J. Celebração simbólica do projeto Guardiões do Meio Ambiente. Coral PUC-Rio.

10h - Palestra com o Reitor, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J.

13h - Mesa do Nima sobre Ações Socioambientais no Campus, mediada por Melissa Cassachi (Nima).

15h - Mesa do Nima com o tema Amazônia na PUC-Rio, coordenada pelo padre Sandoval, S.J.

 

Arboreto do Campus: Jornada Ecológica

12h - Caminhada ambiental guiada pelos professores Henrique Rajão (Biologia) e Roosevelt Fideles (Nima).

 

Auditório B8: Cinedebate do filme Sob a Pata do Boi

17h30 - Debate sobre o tema do filme, que é desmatamento na Amazônia, com a participação do professor Eduardo Pegurier (Economia).

 

Quarta-feira, 6:

Auditório Padre José de Anchieta: Apresentações e Debates

9h - Mesa da disciplina Ética Socioambiental e dos Direitos Humanos (CRE 1175), mediada pela professora Eva Aparecida (CRE). Composição: padre Waldecir Gonzaga (Diretor do Departamento de Teologia); padre Marcos Vinicio Miranda Vieira (Coordenador da CRE); padre João Geraldo Machado Bellochio (supervisor de Humano e Fenômeno Religioso); professor Renato da Silveira Borges Neto (supervisor de Cristianismo).

15h - Mesa da Pastoral Universitária: reflexões sobre a Laudato Si’, com pesquisas na graduação, coordenada por Elaine de Azevedo Maria.

 

Arboreto do Campus: Jornada Ecológica

12h - Caminhada ambiental guiada pelos professores Henrique Rajão (Biologia) e Roosevelt Fideles (Nima).

 

Quinta-feira, 7:

Auditório Padre José de Anchieta: Apresentações e Debates

9h - Mesa da Pastoral de Meio Ambiente da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

 

Anfiteatro Junito Brandão: Encerramento

14h - Apresentações Musicais: Lata Doida, Priscilla Walter, Coral Alegria (Neam/PUC-Rio).

15h - Celebração Ecumênica.

16h - Certificação dos grupos vencedores do Concurso de Projeto Socioambiental no Campus.

 

Exposições de terça, 5, a quinta-feira, 7:

Pilotis da Amizade:

Projetos socioambientais dos alunos dos semestres de 2017.1 e 2017.2 da disciplina de Cultura Religiosa. Mapeamento das ações da Pastoral do Meio Ambiente da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Dignidade Re-Vista e Campanha do Óleo, organizadas pela Pastoral Universitária da PUC-Rio.

Mais Recentes
Meu Primeiro Dia na PUC
Calouros são recepcionados pelos departamentos nesta sexta-feira, 10 de agosto. Palestras, visitas guiadas pelo campus e troca de experiência com professores e veteranos fazem parte da programação
Novo diretor na Química
Na PUC há 16 anos, o professor Ricardo Aucélio Queiroz tomou posse do cargo de diretor do Departamento de Química em cerimônia realizada na Sala do Conselho
Ciência na prática
Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional comemora 50 edições de pesquisas no Brasil