Trinta e dois pontos de reflexão
21/06/2018 20:09
Julia Carvalho e Lethicia Amâncio

Padre Josafá Carlos de Siqueira S.J. lança livro sobre questões vivenciadas no ambiente universitário

           

O Reitor promoveu uma tarde de autógrafos na sala do Conselho Universitário. Foto: Amanda Dutra.
Reitor da PUC-Rio desde 2010, padre Josafá Carlos de Siqueira S.J. lançou nesta quinta-feira, 21, o livro Reflexões do Mundo Universitário, na sala do Conselho Universitário. A obra é uma compilação de 32 artigos escritos pelo sacerdote para veículos como o Jornal da PUC e o jornal O Globo, e reúnem temáticas que abordam desde questões ambientais a valores éticos na Universidade.

Fundador do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA), padre Josafá dedicou alguns dos artigos à questão ambiental no âmbito universitário. Há 32 anos na PUC-Rio, ele já ministrou aulas nos departamentos de Biologia e Geografia da Universidade, e afirma que essa experiência contribui na produção dos artigos e na interação entre fé e ciência com preservação do meio ambiente.

– Procurei nos últimos anos enfatizar toda a dimensão da questão ambiental e temas transversais ao meio ambiente porque isso deu um pioneirismo para a PUC-Rio e abriu a Universidade para os desafios futuros.

O livro reúne artigos com reflexões sobre o meio ambiente, solidariedade, valores éticos entre outros temas. Foto: Amanda Dutra.

Um dos artigos de Reflexões do Mundo Universitário aborda o tema da tolerância na Universidade, assim como outros também propõem considerações sobre a solidariedade e o diálogo. Ao tocar nesse assunto, o Reitor também comenta a alegria de observar, em todos esses anos, a evolução da Universidade. Ele diz que hoje a PUC-Rio é um ambiente mais plural, com uma diversidade de pessoas, de etnias, e de religiões, o que, segundo padre Josafá, é muito diferente de 30 anos atrás.

O lançamento teve a presença de outros integrantes da Reitoria, como o novo Vice-Reitor padre Álvaro Mendonça Pimentel S.J., que comentou a importância da leitura do livro. Ele destacou a seriedade do enfrentamento de problemas na educação superior brasileira que é abordada na obra, assim como os ideais do ensino universitário introduzidos nos textos.

– O interessante nesses artigos é que eles trazem pontos muito específicos, e esses pontos são reflexivos de uma maneira original, espontânea, muito pessoal, a partir da grande experiência que padre Josafá tem como professor e gestor aqui da Universidade.

O Vice-Reitor ressaltou como a experiência de padre Josafá como gestor e professor da Universidade foi importante para a produção dos textos. Foto: Amanda Dutra.

O Vice-Reitor Comunitário, professor Augusto Sampaio, também esteve presente no lançamento. Ele afirmou que espera encontrar no livro pontos

que observa diariamente ao longo de sua vivência em 50 anos na Universidade. Sampaio observou a questão da tecnologia presente em alguns dos textos do livro, e de como as pessoas estão deixando de aproveitar a natureza do campus por causa das facilidades tecnológicas.

– Minha expectativa do livro é a reflexão. Me preocupa muito a juventude, porque ela está deixando de viver, de vivenciar experiências que a minha e outras gerações tiveram. Eu recomendaria pensarmos um pouco, porque, apesar de ela ajudar e facilitar nossa vida, as pessoas muitas vezes ficam anestesiadas pela tecnologia.

O Vice-Reitor Comunitário, professor Augusto Sampaio, disse que espera encontrar nos textos pontos que observa ao longo de sua vivência na Universidade. Foto: Amanda Dutra

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Intercâmbio de dados sobre territórios populares
PUC-Rio e Instituto Pereira Passos assinam termo de cooperação
Impactos da automação
As tecnologias digitais e a nova economia do conhecimento