O Superior Geral da Companhia de Jesus, padre Arturo Sosa, S.J., preside a reunião e, na quarta-feira, 11, fará uma palestra sobre o papel da universidade jesuíta na sociedade contemporânea e como as instituições podem servir como um agente de reconciliação. Liderança cívica e política, justiça ambiental e econômica, educação para os setores mais desfavorecidos, a paz e a reconciliação e diálogo inter-religioso são alguns dos assuntos que estão sendo abordados nesse fórum.
Ainda durante a assembleia, será criada a Associação Internacional de Universidades Jesuítas (IAJU), assim como serão estabelecidas prioridades estratégicas para esta nova associação. A Assembleia Mundial de Instituições Jesuítas de Ensino Superior termina na sexta-feira, 13. É a terceira conferência a ser realizada, as duas primeiras ocorreram no México, em 2010, e em Melbourne, na Austrália, em 2015.
A universidades de Georgetown, de Santa Clara, Loyola de Chicago, de São Francisco, nos Estados Unidos, a Pontifícia Universidade Gregoriana, na Itália, a Javeriana de Bogotá, na Colômbia, a Iteso, no México, a Universidade Católica de Córdoba, Argentina, o Ateneu de Manila, nas Filipinas, e a Sofia de Tóquio, no Japão, são algumas das instituições que estão presentes no encontro.