Cinco professores da PUC-Rio participaram do programa Students 4 Change, projeto co-financiado pela União Europeia no marco do Programa Erasmos, sediado pela PUC do Rio Grande do Sul, entre os dias 9 e 13 de julho. O encontro reuniu mais de 50 representantes de universidades da América Latina e Europa para a formação de um curso de capacitação de docentes para o campo de inovações sociais.
Os professores Murillo Marschner e Magda Pischetola, do Departamento de Educação, Raphael Zaremba, do Departamento de Psicologia, Guilherme Toledo, do Departamento de Artes & Design, e Ruth Espinola Mello, do Departamento de Administração, frequentaram o curso por meio de uma plataforma de aprendizagem pela internet. Segundo Ruth, que é também coordenadora de Negócios de Impacto Social do Instituto Gênesis, a formação tem como objetivo identificar competências para serem aplicadas em alunos e, assim, desenvolver a inovação e empreendedorismo social.
— Com a aplicação, vamos desenvolver ferramentas de aprendizagem que serão usadas no segundo semestre em formato piloto com alunos. Depois disso, vamos avaliar as turmas que vão receber esse método e, aí sim, no ano que vem, vamos divulgar o projeto para todo o mundo.
A professora ressaltou a importância de essa metodologia transcender o ambiente acadêmico. Ela explicou que o objetivo é qualificar as pessoas para que elas possam levar os ensinamentos para outras esferas da sociedade. Ruth lembrou que o papel de uma universidade, em uma concepção ampla e mundial, é associar o ensino, a pesquisa e a extensão.
— A ideia é que apliquemos em sala de aula e, com os alunos, fazer com que essa aplicação ultrapasse os muros da Universidade, e que dialoguemos com lideranças comunitárias e com jovens de comunidades.
O Erasmus+, programa da União Europeia para a educação, é conhecido pelos projetos de intercâmbio de estudantes, mas nesta edição, a troca de conhecimento metodológico, ocorre entre professores. Ruth disse que somente em 2019, após a introdução do curso piloto, os alunos vão em um encontro no Chile com os professores. Ela ainda lembrou a relevância e o conceito de empreendedorismo social, que, segundo ela, está bastante associado a um sujeito ativo dentro da sua realidade do mundo.
— Empreendedorismo social é despertar o olhar crítico, não é só ver, é enxergar os problemas socioambientais. É ver, enxergar e agir, é, juntos, fazermos algo, além de cobrar direitos.