PUC-Rio passa a integrar o Casa
27/07/2018 12:43
Julia Carvalho

Convênio com um grupo de universidades de destaque internacional vai possibilitar o intercâmbio de alunos e a troca de pesquisas   

Um convênio com o Consortium for Advanced Studies Abroad (Casa) foi assinado na quinta-feira, 26, e transforma a PUC-Rio em um dos centros regionais do programa. A parceria foi comemorada no Solar Grandjean de Montigny e contou com a presença do comitê executivo do Casa, do Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., do Vice-Reitor Acadêmico, professor José Ricardo Bergmann, o coordenador do projeto Casa Brasil, professor Karl Erik Schøllhammer, do Departamento de Letras, e convidados.

O Casa é um consórcio de 11 universidades consideradas líderes no mundo, sendo nove americanas, uma irlandesa e uma australiana. Ele tem centros regionais em vários lugares: três na Espanha, três na América Latina (Argentina, Chile e Cuba), um na Irlanda e, agora, um no Brasil. O professor Karl Erik explicou que o consórcio se dedica a cooperação acadêmica, principalmente intercâmbio de alunos de graduação, de pós-graduação e também de professores, e a colaboração de pesquisa sobre as fronteiras desses centros.

- Essa é uma oportunidade de vermos mais alunos estrangeiros no campus e vai abrir uma porta para nossos alunos, principalmente da pós, e para professores irem às melhores universidades dos Estados Unidos e algumas das melhores do mundo.

Professor Karl Erik acredita que a parceria seja o reconhecimento do trabalho que a PUC desempenha. Foto: Thaiane Vieira

Para o professor, essa parceria será uma grande oportunidade e uma nova maneira de pensar o intercâmbio com o apoio da Coordenação Central de Cooperação Internacional (CCCI). Além disso, ele lembrou que o convênio reconhece o investimento da PUC-Rio na internacionalização, o que pode levar os trabalhos acadêmicos da Universidade a outro nível de excelência. Schøllhammer explicou que a Brown University, que faz parte da Ivy League americana, será a instituição líder desse centro regional. O centro carioca é o primeiro do consórcio que está em um país de língua portuguesa.

— A Brown University é a Universidade que lidera esse centro regional e tem uma parceria com a PUC há 35 anos. Na realidade, a Brown sempre foi um elemento, aqui na PUC, de grande prestígio. É através da nossa colaboração com a Brown que esse consórcio se abre e de uma maneira muito mais ampla. Dessas nove Universidades que estamos falando, a maioria é Ivy league, ou seja, elas são consideradas as melhores Universidades dos Estados Unidos. É uma porta que se abre e, daqui a pouco, haverá outras parcerias em consequência dessa.

O Vice-Reitor Acadêmico agradeceu a presença de todos e afirmou receber a assinatura do convênio com grande satisfação. Bergmann contou ter grandes esperanças do trabalho que será realizado nesta nova parceria. O Decano do Conselho Executivo do Casa na Brown University, Kendall Brostuen, disse ter grandes expectativas da parceria, pois acredita que hoje os alunos precisam ter uma perspectiva global que os ajudem a tomar decisões que ultrapassem a sua língua materna e a cultura. Ele espera que os estudantes voltem da PUC para as universidades de origem transformados, não somente academicamente, mas também pessoalmente, já que esses jovens, em algum ponto, se tornarão os futuros líderes e, por isso, precisam desenvolver competências globais.

A diretora do Solar, professora Margarida de Souza Neves, afirmou a importância de a assinatura ser sediada no Solar, que é o oitavo bem tombado do Brasil e tem quase 200 anos de existência. Ela acredita que uma casa onde já ocorreu tanta história só irá contribuir para essa nova aliança.

— A importância desse convênio assim como todos os convênios que a Universidade assina, que são muitos, é confirmar uma das linhas da personalidade da PUC hoje, que é o seu perfil internacional e nos permite interagir com outras universidades. É muito bom que ele seja assinado aqui no Solar, que é um dos lugares mais precisos da PUC, essa casa que já viu tanta história, que já foi a Reitoria e que hoje tem uma exposição sobre a Gávea como um fragmento expressivo do Rio de Janeiro. É muito bom que essa casa seja o local, onde o Casa (convênio) vai lançar seus alicerces, vai começar sua história.

Após a assinatura do convênio ocorreu uma comemoração no Solar. Foto: Thaiane Vieira

Mais Recentes
Meu Primeiro Dia na PUC
Calouros são recepcionados pelos departamentos nesta sexta-feira, 10 de agosto. Palestras, visitas guiadas pelo campus e troca de experiência com professores e veteranos fazem parte da programação
Novo diretor na Química
Na PUC há 16 anos, o professor Ricardo Aucélio Queiroz tomou posse do cargo de diretor do Departamento de Química em cerimônia realizada na Sala do Conselho
Ciência na prática
Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional comemora 50 edições de pesquisas no Brasil