Professores do Departamento de Teologia participam de Conferência em Sarajevo
01/08/2018 15:31

Encontro recebeu uma mensagem oficial do Papa Francisco

Os professores Cesar Kuzma e Maria Clara Bingemer representaram a Universidade na Conferência. Divulgação. 

Os professores Cesar Kuzma e Maria Clara Bingemer, do Departamento de Teologia da PUC-Rio, participaram, entre os dias 26 e 29 de julho, da Terceira Conferência Internacional de Ética Teológica na cidade de Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina. O encontro foi promovido pela Conference of Catholic Theological Ethics in the World Church (CTEWC) e contou com mais de 500 teólogos e eticistas de todo o mundo, que discutiram o tema Momento crítico para construir pontes: ética teológica católica hoje.

O Papa Francisco enviou uma mensagem para os participantes do encontro. Nela, ele declarou: “Os encorajo, como homens e mulheres que trabalham no campo da ética teológica, a serem apaixonados por tal diálogo e trabalho em rede. Essa abordagem pode inspirar análises que serão ainda mais perspicazes e atentas à complexidade da realidade humana. Vocês mesmos aprenderão cada vez mais como ser fiéis à palavra de Deus, e mostrar solidariedade com o mundo, ao qual você não é chamado a julgar, mas a oferecer novos caminhos”.

No encontro, o professor Cesar Kuzma abordou o tema Esperanças e responsabilidades coletivas: a Laudato Si e o chamado para uma nova ética social e ambiental. Já a professora Maria Clara Bingemer falou sobre Conversão ecológica e espiritualidade: uma reflexão desde a América Latina.

A Conferência também contou com a presença do Cardeal Peter Turkson, prefeito do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, e do Cardeal Blase J. Cupich, arcebispo de Chicago/US. A CTEWC foi fundada por James Keenan, S.J., professor e diretor do Instituto Jesuíta do Boston College/US, que foi co-presidente da CTEWC até este ano.

Mais Recentes
Meu Primeiro Dia na PUC
Calouros são recepcionados pelos departamentos nesta sexta-feira, 10 de agosto. Palestras, visitas guiadas pelo campus e troca de experiência com professores e veteranos fazem parte da programação
Novo diretor na Química
Na PUC há 16 anos, o professor Ricardo Aucélio Queiroz tomou posse do cargo de diretor do Departamento de Química em cerimônia realizada na Sala do Conselho
Ciência na prática
Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional comemora 50 edições de pesquisas no Brasil