Professores do Departamento de Teologia participam de Conferência em Sarajevo
01/08/2018 15:31

Encontro recebeu uma mensagem oficial do Papa Francisco

Os professores Cesar Kuzma e Maria Clara Bingemer representaram a Universidade na Conferência. Divulgação. 

Os professores Cesar Kuzma e Maria Clara Bingemer, do Departamento de Teologia da PUC-Rio, participaram, entre os dias 26 e 29 de julho, da Terceira Conferência Internacional de Ética Teológica na cidade de Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina. O encontro foi promovido pela Conference of Catholic Theological Ethics in the World Church (CTEWC) e contou com mais de 500 teólogos e eticistas de todo o mundo, que discutiram o tema Momento crítico para construir pontes: ética teológica católica hoje.

O Papa Francisco enviou uma mensagem para os participantes do encontro. Nela, ele declarou: “Os encorajo, como homens e mulheres que trabalham no campo da ética teológica, a serem apaixonados por tal diálogo e trabalho em rede. Essa abordagem pode inspirar análises que serão ainda mais perspicazes e atentas à complexidade da realidade humana. Vocês mesmos aprenderão cada vez mais como ser fiéis à palavra de Deus, e mostrar solidariedade com o mundo, ao qual você não é chamado a julgar, mas a oferecer novos caminhos”.

No encontro, o professor Cesar Kuzma abordou o tema Esperanças e responsabilidades coletivas: a Laudato Si e o chamado para uma nova ética social e ambiental. Já a professora Maria Clara Bingemer falou sobre Conversão ecológica e espiritualidade: uma reflexão desde a América Latina.

A Conferência também contou com a presença do Cardeal Peter Turkson, prefeito do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, e do Cardeal Blase J. Cupich, arcebispo de Chicago/US. A CTEWC foi fundada por James Keenan, S.J., professor e diretor do Instituto Jesuíta do Boston College/US, que foi co-presidente da CTEWC até este ano.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro