Novo diretor na Química
09/08/2018 13:53
Elisângela Almeida

Na PUC há 16 anos, o professor Ricardo Aucélio Queiroz tomou posse do cargo de diretor do Departamento de Química em cerimônia realizada na Sala do Conselho

Foto: Thaiane Vieira

Estimular e aprimorar a participação no Programa de Integração Universidade, Escola e Sociedade (PIUES), incentivar ações integradas com a busca de artigos de alto impacto, atingir o número de 24 professores no Departamento. Essas são algumas das principais promessas feitas pelo professor Ricardo Queiroz Aucélio, que tomou posse como diretor do Departamento de Química da PUC-Rio na manhã desta quinta-feira, 9, na Sala do Conselho Universitário.

O Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., agradeceu ao ex-diretor José Marcus de Oliveira Godoy pela gestão. Ele o descreveu como um entusiasta da Química e afirmou ser bonito ver pessoas tão envolvidas com o ensino, mesmo em um período de crise no país. Segundo o Reitor, a saída de Godoy não é uma despedida, mas sim um até breve.

Um importante ponto levantado pelo Reitor foi a renovação do quadro de funcionários da Universidade. De acordo com ele, mesclar professores experientes com mais novos preserva a dimensão de pertencimento que é inerente à PUC. Padre Josafá afirmou que esse sentimento é o que diferencia a Universidade de outras e liga de fato as pessoas à instituição. A razão e a emoção os fazem mais que funcionários, segundo ele.

Aucélio enfatizou o estímulo às ações integradas. Para ele, a individualidade dos professores deve sempre ser respeitada, porém quanto mais se produza a favor da coletividade melhor. O professor afirmou ainda que vai se esforçar em prol da unidade e do bem-estar da sociedade por meio da ciência e das contribuições que ela traz.

— A nossa gestão vai tentar ser facilitadora das ações do Departamento. Facilitar a vidas dos professores para que eles possam se dedicar mais ao Departamento, à ciência e à educação e, obviamente, vamos tentar incentivar os alunos a produzirem mais, a usarem o seu potencial de tal modo a aproveitarem melhor as disciplinas, a torná-las mais atrativas para eles.

            O Decano do CTC, Luiz Alencar da Silva Mello, afirmou ter sido muito bom o tempo que trabalhou com Godoy, e parabenizou o novo diretor do departamento de Química. Além dele estiveram presentes, o Vice-Reitor, Pe. Álvaro Mendonça Pimentel, S.J., o Vice-Reitor Administrativo, Luiz Carlos Scavarda do Carmo, o Vice-reitor para Assuntos Comunitários, Augusto Luiz Duarte Lopes Sampaio, o Vice-Reitor de Desenvolvimento, Sérgio de Almeida Bruni e o Vice-Reitor para Assuntos Acadêmicos, José Ricardo Bergmann.

Aucélio é professor do Quadro Principal da Universidade. Ele ingressou no Departamento de Química e atuou na Comissão de Reforma Curricular do Departamento. Com graduação e mestrado em Química pela Universidade de Brasília (UnB), ele cursou doutorado na University of Florida, nos Estados Unidos, e pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), também em Química.

Atualmente ele é revisor de projetos de fomento, entre eles, na Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo, na Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco e na National Scientific and Technical Research Council da Argentina. Em 2017, recebeu o Prêmio Professor Reinaldo Calixto de Campos (excelência em ensino na Pós-graduação) do Departamento de Química da PUC-Rio e a Bolsa Cientista do Nosso Estado, período 2018-2021, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Ciência do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro