Meu Primeiro Dia na PUC
10/08/2018 18:25
Beatriz Puente Julia Carvalho, Lucas França e Luana Vicentina

Calouros são recepcionados pelos departamentos nesta sexta-feira, 10 de agosto. Palestras, visitas guiadas pelo campus e troca de experiência com professores e veteranos fazem parte da programação


Os novos alunos da PUC-Rio foram acolhidos nesta sexta-feira, 10, no Meu Primeiro Dia na PUC. Como ocorre todo início de semestre, cada departamento realizou uma programação especial para receber os estudantes, apresentar os cursos e o campus. Na parte da manhã, os calouros do Centro Técnico Científico (CTC) foram recepcionados por professores e veteranos no Edifício Cardeal Leme e no RDC.

Na primeira programação do dia, foram organizadas palestras para apresentação dos cursos, em que os alunos ouviram dos professores como serão os próximos anos de vida acadêmica. Na sala 401-L estavam reunidos os calouros de Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia da Computação. O tema central desse primeiro contato foi a base curricular dos três cursos, que têm pontos em comum, e a dedicação necessária para matérias de programação. Projetos como a RioBotz e o Apple Developer Academy também foram destacados, assim como as oportunidades de intercâmbio.

A estudante de Engenharia Civil Katharina Leal, de 18 anos, foi uma das calouras que participou da programação na parte da manhã. Ela disse que sempre teve o sonho de fazer engenharia e, com o início da vida acadêmica, está com muitas expectativas para o início das aulas, que será na segunda-feira, 13 de agosto.

— Desde os sete anos que eu quero estudar Engenharia Civil na PUC. Espero que as pessoas sejam amigáveis e que seja uma ótima experiência, pois não dá para passar os próximos cinco anos em um lugar ruim.

Para o professor Sérgio Lifschitz, do Departamento de Informática, é um desafio passar uma nova realidade para os calouros. Ele afirmou que o entusiasmo é importante para se aproveitar a graduação ao máximo.  

— Às vezes, ficamos falando de coisas que, para nós, é comum, porque faz parte do nosso cotidiano. Mas para eles, acaba sendo um susto, é muita informação, dá até medo. É preciso deixá-los motivados. Damos uma visão geral de como a PUC funciona, do sistema de créditos, da importância do CR. Mas também tentamos falar das oportunidades, como o intercâmbio, participação em sociedade científica, mostrar onde eles podem trabalhar.

Após as palestras, os estudantes participaram de uma visita guiada pelo campus. Empolgação, curiosidade e atenção às palavras dos veteranos foram algumas das reações mais observadas, e comuns, nos calouros. Durante o percurso, os projetos AeroRio, Atlética de Engenharia e RioBotz puderam se apresentar para os alunos. Em seguida, os estudantes se reuniram no auditório do RDC para a palestra do Serviço de Orientação ao Universitário (SOU-CTC), em que foram abordados temas como a diferença entre o Ensino Médio e a Universidade e foram apresentados os serviços que eles prestam para otimizar o aproveitamento acadêmico e auxiliar nas dificuldades que apareçam nos próximos anos.

Alguns veteranos trabalharam como voluntários do Meu Primeiro Dia, como o estudante de Engenharia Química Matheus Giannini. Um dos responsáveis pela visita guiada no campus, ele relembrou que, quando estava no primeiro semestre, não conseguiu participar da visita guiada, o que o deixou “perdido”.   

— Receber orientações no início da graduação facilita a vida do estudante. Foi uma experiência ótima poder ajudar, e se algum calouro, futuramente, me encontrar nos corredores e precisar de ajuda, pode contar comigo. O meu conselho aos novatos é que aproveitem o campus. Aqui tem biblioteca, anfiteatro, DAR e uma série de laboratórios para estudar. Você não precisa sempre ficar trancado em sala.

No fim da manhã, uma missa de acolhida foi celebrada na Igreja do Sagrado Coração de Jesus por padre Paul Schweitzer, S.J., com a participação do coordenador da Pastoral Universitária, padre Abel de Souza, S.J., e do reitor da Igreja, padre Alexandre Paciolli. Durante a homilia, padre Paul ressaltou a importância da formação acadêmica para o ser humano na comunidade e reforçou os valores cristãos da Universidade para uma boa convivência.

Durante a tarde, os Centros de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) e de Ciências Sociais (CCS) receberam os novos estudantes. Os calouros do Departamento de Artes & Design participaram da apresentação do curso no Auditório do RDC. Moradora do bairro de Cavalcanti, na Zona Norte do Rio, Bianca Tavares, 19 anos, disse que se sentiu bem recepcionada pelos colegas de graduação desde o dia em que esteve na PUC para realizar a matrícula. Ela afirmou que a animação dos alunos de Design diminui a tensão para este momento na Universidade.

— Todos muito animados ajudam a diminuir um pouco da tensão. Quero aprender muito aqui e espero bastante do curso, que é Design de Produto, algo que envolve criatividade.

O Coordenador da Graduação do Departamento de Filosofia Edgar de Brito Lyra Netto apresentou a grade de horários e o funcionamento do curso para os novos estudantes. Tobias Marcondes, 19 anos, afirmou que por morar longe da Universidade, na Taquara, bairro da Zona Oeste, está empolgado para conhecer pessoas de diferentes lugares. Marcondes disse que estudar com alunos que compartilham do mesmo gosto pode ser muito rico também

— Eu não esperava nem imaginava que fosse passar com bolsa para cá, uma bolsa de 100% pelo vestibular interno. Não conheço muitas pessoas, então vai ser muito diferente e divertido estar aqui, além de estar com pessoas que gostam da mesma coisa que eu.

Aluna nova do curso de Comunicação Social Kelly Dayanne, acredita que a recepção feita pelo departamento aos calouros é muito importante para eles se localizarem e se habituarem com campus. Formada em enfermagem, Kelly se mudou da cidade de Cambuci, interior do estado, apenas para estudar na PUC.

— Eu sempre gostei de comunicação, sou enfermeira, já fiz faculdade, mas sempre achei que o contato não é só físico, é algo maior. Estou com uma expectativa muito grande, ainda mais por ser a segunda graduação. Eu estou vindo para o Rio só para a universidade, e é uma mudança bem radical, porque vou continuar no interior para trabalhar, preciso trabalhar.

Coordenadora do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda professora Tatiana Siciliano recebeu alguns dos calouros do curso e afirmou ter uma grande expectativa para o novo semestre. Segundo ela, essa recepção é de extrema importância para os novos alunos entenderem como funciona a Universidade e começarem a se habituar com a nova realidade.

— Essa palestra de recepção é fundamental, porque é o primeiro dia que eles saem do Ensino Médio e estão mudando de registro na vida. Talvez seja o primeiro contato mesmo com uma vida mais autônoma, com um universo diferente, em que há pessoas muito heterogêneas e várias ideias circulando, então é um mundo todo desconhecido. Esse primeiro dia é de acolhimento, para as pessoas saberem quem está aí, quem são essas pessoas e o que podem encontrar dentro da Universidade, talvez seja o primeiro parâmetro para eles se situarem. Dá pelo menos o começo de um GPS que eles constroem ao longo do semestre.

Veja abaixo a galeria de fotos:

Veteranos guiam os novos estudantes da Universidade para conhecer o campus.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro