Experiência pioneira de avaliação internacional
17/08/2018 17:56

Equipe internacional, formada por professores e pesquisadores das Universidades de Nova York, Drexel, Edimburgo, Joanesburgo e PUC-Rio, se reuniu durante quatro dias na PUC-Chile

O Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira S.J., participou de um comitê internacional de avaliação da Pontifícia Universidade Católica do Chile. É a primeira vez que isto ocorre em uma universidade católica de referência na América Latina. A equipe internacional, formada por professores e pesquisadores das Universidades de Nova York, Drexel, Edimburgo, Joanesburgo e PUC-Rio, se reuniu durante quatro dias com o reitor, os vice-reitores, os decanos e mais de 100 professores da PUC-Chile.

A equipe trabalhou com base no relatório enviado anteriormente para cada integrante, nas reuniões com representantes de diferentes áreas de conhecimento da universidade, e nas visitas a centros de pesquisa. Ao final deste processo, o grupo apresentou à reitoria da universidade um documento com os resultados da avaliação, com elogios, críticas e sugestões.

A experiência permitiu uma troca enriquecedora, pois tanto a PUC-Chile como a PUC-Rio apresentam perfis semelhantes como universidades de pesquisa, excelência acadêmica na graduação e pós-graduação e destaque na internacionalização.

A PUC-Chile é considerada hoje uma das melhores Instituições de Ensino Superior no continente latino-americano e se destaca pela qualidade no ensino e na pesquisa, além da internacionalização e produção científica.

Mais Recentes
Inovação com preservação do modelo presencial
Em artigo, Reitor aborda as mudanças no ambiente universitário e a importância da dimensão presencial, em que os alunos podem conviver e dialogar, inclusive nas diferenças
Vamos Recomeçar com Esperança
Em artigo, o Reitor afirma que, com determinação, a Universidade precisa enfrentar desafios acadêmicos e econômicos, mas deve preservar o modelo institucional.
Prudência necessária em tempos polarizados
O Reitor padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., ressalta em seu artigo que, neste período após a eleição, quando a sociedade brasileira viveu momentos de polarização a Universidade deve manter o espírito empreendedor que é a caracteriza.