A conquista de espaço no centro
17/09/2018 17:51
Lethicia Amâncio

Pesquisadoras discutem marketing e produção intelectual no ambiente acadêmico

O encontro reuniu pesquisadores de diferentes partes do Brasil. Foto: Maria Carolina.

A mesa Talk Show: Como realizar pesquisas relevantes em CCT fora dos principais centros acadêmicos foi a última conversa da segunda edição do encontro Cultura e Consumo Brasil (CCB). A palestra foi mediada pelo professor da UFRJ Marcelo Fonseca, e teve a participação das professoras e pesquisadoras Güliz Ger, da Bilkent University, e Olga Keravets, da Royal Holoway University of London.

Güliz e Olga discutiram a escrita na margem e hierarquias de produção de conhecimento. Elas são pesquisadoras da área de marketing, Olga é russa e Güliz turca, e ambas identificam os Estados Unidos como um centro do marketing. Na conversa, elas refletiram sobre como fazer com que países como Brasil e Reino Unido, que elas dizem estar na periferia do marketing, conversem e tenham voz nesse centro.

Olga Kravets, pesquisadora da Universidade de Londres, discutiu sobre a não limitação dos pesuisadores da margem. Foto: Maria Carolina.

Elas também discutiram a importância do engajamento entre pesquisadores e editores de artigos e veículos de publicação. Güliz ressaltou que pesquisadores devem escrever continuamente para esses meios de divulgação, com o objetivo de buscar visibilidade e conquistar espaço acadêmico, e sempre discutir os projetos com esses editores. Olga comentou sobre o desafio de sair da margem, e a necessidade de considerar a América do Sul como uma oportunidade de espaço de crescimento a partir da união com os outros países do continente.

– O ponto que queremos abordar é que vocês, pesquisadores, escrevem da margem, mas não precisam se limitar à margem. Vocês são pesquisadores e podem encontrar outras possibilidades.

Após as reflexões das pesquisadoras, foram abertas perguntas ao público no formato talk show, e surgiram inúmeras questões sobre o processo de estruturação de um documento de pesquisa, como o problema da tradução dos textos para o inglês. Discussões sobre diversidade também foram abordadas, Güliz refletiu sobre a luta das mulheres na busca por igualdade em ambientes acadêmicos.

– A luta das mulheres é constante, nós temos que mostrar credibilidade para conquistar os mesmos espaços e ter respeito dos meus colegas. Eu tenho que ser três vezes melhor que os homens que trabalham comigo, e eu sou melhor que a maior parte deles, mas eu tenho que provar isso sempre para que não peguem o meu emprego.

A pesquisadora Güliz Ger refletiu sobre a luta da mulheres por espaço na academia. Foto: Maria Carolina.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Intercâmbio de dados sobre territórios populares
PUC-Rio e Instituto Pereira Passos assinam termo de cooperação
Impactos da automação
As tecnologias digitais e a nova economia do conhecimento