Dialogar para ajudar
11/10/2018 18:16
Ana Vitoria Barros

1º Encontro de Serviços de Apoio ao Estudante Universitário reúne núcleos da RAE e profissionais de outras instituições

Foto: Amanda Dutra
Em um momento que se torna necessário promover o diálogo com alunos no âmbito acadêmico, foi realizado o 1º Encontro de Serviços de Apoio ao Estudante Universitário. Na abertura da reunião, foi apresentada a Rede de Apoio ao Estudante (RAE), formada por cinco núcleos da PUC-Rio, cuja função é atender e orientar alunos com necessidades especiais, acadêmicas, psicopedagógicas e psicológicas. Representantes de cada núcleo estiveram presentes no Auditório do IAG e apresentaram os respectivos serviços. O encontro também teve a participação de professores e coordenadores de outras universidades ao longo do dia.

Durante a apresentação dos núcleos que integram a RAE, a coordenadora do Núcleo de Apoio e Inclusão da Pessoa com Deficiência (NAIPD), professora Renata Mattos Eyer de Araújo, afirmou que a indicação entre os próprios alunos é a melhor forma de divulgar os serviços. Dessa forma, ela acredita que a pessoa se sente mais segura e confortável para procurar ajuda. Renata também exibiu o portal do professor da PUC, que indica para o docente o aluno com necessidade educacional especial e contém informações específicas daquele estudante.

Presente há mais de 35 anos na Universidade, o Núcleo de Orientação e Atendimento Psicopedagógico (NOAP) começou com o atendimento a crianças feito por psicopedagogas voluntárias. De acordo com a coordenadora geral, Zena Eisenberg, desde 2014 o núcleo passou a acompanhar prioritariamente os alunos da Universidade. Zena listou os três serviços oferecidos pelo NOAP, o de Psicopedagogia, que trata questões de organização dos estudos e socialização, o de Leitura e Escrita, sob coordenação da professora Erica dos Santos Rodrigues, desenvolvido para questões de compreensão e produção de textos, e o de Orientação Profissional, com coordenação da professora Elisa Almeida, para os alunos que estão com dúvidas em relação à escolha.

– Nós tivemos o apoio da FAPERJ para poder reformar o espaço e incrementar o projeto novo, que é coordenado por mim. Eu conto com a colaboração de duas coordenadoras e temos uma equipe de três psicopedagogas e três professoras de português do Departamento de Letras.

 A coordenadora geral do Núcleo de Orientação e Atendimento Psicopedagógico, Zena Eisenberg, falou sobre os serviços oferecidos pelo NOAP. Foto: Amanda Dutra

De acordo com a coordenadora do Serviço de Orientação ao Universitário do Centro Técnico Científico (SOU-CTC), Leila Vilela, o SOU-CTC é o serviço mais antigo direcionado aos universitários. Ele foi criado por causa das exigências dos cursos da área de exatas que, segundo Leila, algumas vezes provocam ansiedade nos alunos. Leila disse que o objetivo do serviço é estabelecer estratégias que auxiliem os estudantes na trajetória universitária, de forma a colaborar para o melhor aproveitamento acadêmico.

– Além de acolher os alunos, nós também procuramos integrá-lo à comunidade PUC. O que o SOU faz é uma orientação inicial. Nós recebemos os alunos com qualquer tipo de questão e encaminhamos para os demais núcleos da Rede caso haja necessidade. Se ele tem uma questão psicopedagógica, por exemplo, ele vai ser atendido pelo NOAP. Se ele tem uma questão psicológica, será encaminhado para o PSICOM ou para o SPA.

Criado pelo Vice-reitor Comunitário, professor Augusto Sampaio, o Serviço Comunitário de Orientação Psicológica (PSICOM) funciona como uma escuta especializada. Segundo a psicóloga Ana Carolina Antunes Gomes, que atende no PSICOM, o serviço não é uma psicoterapia, mas uma forma de acolhimento para quem passa por algum tipo de dificuldade ou questão emocional.

– Nós conversamos, buscamos estratégias juntos para lidar com aquele problema, seja familiar, fim de relacionamento, estresse e ansiedade. Não é uma psicoterapia, mas, verificando essa necessidade, a gente tem como fazer esse tipo de encaminhamento, tanto para serviços internos, como o SPA, e serviços externos. Nós atendemos alunos de graduação, pós-graduação, professores e funcionários técnico-administrativos.

A psicóloga do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), Manuela de Almeida, afirmou que o SPA faz o acompanhamento psicológico dos alunos da PUC, encaminhados pelos demais núcleos da Rede. De acordo com Manuela, os acompanhamentos são feitos por uma psicóloga, e não pelos estudantes de Psicologia.

– Todos os núcleos podem fazer o encaminhamento ao SPA, caso seja essa necessidade. Com base na terapia cognitivo-comportamental, podem ser realizados atendimentos individuais ou em grupo. Todos os atendimentos têm duração de um semestre acadêmico, justamente para não ser durante o período de férias porque os alunos acabam não dando continuidade.

 A psicóloga do Serviço de Psicologia Aplicada, Manuela de Almeida, apresentou o SPA. Foto: Amanda Dutra

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro