Conhecimento por meio do diálogo
30/10/2018 11:46
Luana Vicentina

A Dignidade Re-Vista tem uma nova seção dedicada a entrevistas científicas. A primeira foi realizada com o Reitor da PUC-Rio, que comenta a encíclica Laudato Si’

Juliana Bonekamp, Padre Josafá e Gabriel Banaggia. Foto: Gabriela Azevedo.

Na quinta edição da Dignidade Re-Vista, periódico acadêmico semestral da Pastoral Universitária Anchieta sobre Direitos Humanos, duas novas sessões foram implementadas, com a finalidade de abranger as discussões teóricas do veículo e estimular os alunos a produzir artigos. A partir dessa edição, os graduandos poderão realizar entrevistas científicas e abordar outros temas, em uma sessão livre, reservada especialmente para isso.

Para inaugurar a sessão de entrevistas científicas, a graduanda do quarto período de Ciências Sociais Juliana Bonekamp, com a instrução do professor Gabriel Banaggia, do Departamento de Ciências Sociais, entrevistou o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., sobre a encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, publicada em 2015, e também traçou o perfil do Reitor.

Criada no primeiro semestre de 2016, a revista on-line promove debates interdisciplinares sobre direitos humanos, valores éticos e cristãos. A funcionária Elaine de Azevedo Maria, da Pastoral Universitária, afirmou que o objetivo das entrevistas é provocar o conhecimento científico por meio do diálogo com especialistas. Assim como os outros artigos da revista, as entrevistas também serão realizadas por alunos de graduação, com a orientação de professores e pesquisadores da área.

— As grandes revistas científicas têm sessões de entrevista, por isso buscamos trazer essa inovação para a Dignidade Re-vista. A sessão livre foi pensada para os alunos que, muitas vezes, queriam escrever artigos sobre direitos humanos, mas que não estavam com a temática alinhada com a edição.

De acordo com Gabriel Banaggia, o assunto da entrevista foi motivado pela importância de abordar as questões socioambientais na atualidade. Ele ressaltou que o processo de produção da entrevista teve embasamento na leitura minuciosa dos livros do Reitor, e que esta foi uma verdadeira oportunidade didática.

— Padre Josafá é um dos maiores especialistas do mundo na encíclica, um grande defensor das pessoas e do meio ambiente. Ter a oportunidade de entrevistá-lo ajudou a renovar nossa fé, tanto na Instituição, quanto na mensagem da encíclica, e acreditar que isso vai contribuir para um mundo mais justo e menos desigual.

Para Juliana Bonekamp, a parceria com Banaggia foi fundamental para iniciar a trajetória de publicações acadêmicas. A aluna pontuou que, por meio dessa experiência, teve um primeiro contato com a técnica, a formulação e a edição do texto acadêmico. Para ela, é importante discutir as propostas da Laudato Si’ no meio universitário.

— Acabamos ficando presos aos textos acadêmicos e, muitas vezes, nos esquecemos da Casa Comum. Estar dentro da Universidade, ter contato com Reitor e trazer uma matéria interessante para a comunidade universitária foi gratificante.

A sexta edição da Dignidade Re-Vista já está fechada e em fase de produção. Mas o edital para a sétima edição está aberto, e os interessados devem enviar os artigos até abril de 2019. O tema da próxima edição será O legado de Marielle Franco. As informações estão disponíveis no site da Pastoral (www.pastoraluniversitaria.puc-rio.br). O aluno não precisa, obrigatoriamente, de orientador, mas pode convidar um professor para auxiliá-lo. Além do primeiro contato com a publicação acadêmica, são oferecidas 120 horas de atividades complementares para quem publicar um artigo.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro