Entender a resiliência
09/11/2018 10:56
Luana Vicentina

Reitor da Igreja do Sagrado Coração de Jesus explica a virtude da resiliência e como ela pode ser aplicada no dia a dia

Palestra sobre Resiliência no Auditório do IAG. Foto: Thaiane Vieira.

Você sabe o que significa resiliência? Esse foi o tema da palestra ministrada pelo Reitor da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, padre Alexandre Paciolli, na quarta-feira, 7, no auditório do IAG. A abertura foi realizada pelo Vice-Reitor Comunitário (VRC), professor Augusto Sampaio, e pela psicóloga clínica Patrícia Magacho, também da VRC. O encontro faz parte do projeto Equilibrium, que tem como objetivo auxiliar a promoção de saúde metal, felicidade e bem-estar geral da comunidade universitária.

Do Latim Resiliens, padre Alexandre pontuou diferentes significados para o termo resiliência. Ele afirmou que, na física, a palavra diz respeito à capacidade que um material tem de suportar grandes impactos, de absorver a energia aplicada, mas, em seguida, retornar à forma original. No dicionário, a palavra significa elasticidade, ou a adaptabilidade a novas situações. Nas ciências humanas, Paciolli explicou que resiliência é a habilidade do indivíduo de superar adversidades e recuperar-se facilmente após vivenciar alguma situação fora do comum.

Para o sacerdote, trabalhar a resiliência não afasta as pessoas de vivenciarem problemas diários, mas é preciso encontrar estratégias para enfrentar esses problemas. Ele definiu alguns meios de alcançar a resiliência, entre eles, resinificar a situação.

— Se você tem o recurso da fé, há possibilidades de resinificar as situações de maneira mais abrangente. Para viver a resiliência, a gente tem que acreditar que depois da tempestade vem a bonança.

Vice-Reitor Comunitário ao lado do Reitor da Igreja. Foto: Thaiane Vieira.

 

O Reitor da Igreja definiu ainda outras estratégias, como dar tempo ao tempo, estabelecer uma distância prudencial de pessoas que levem à impaciência, perdoar e perdoar-se de coração e vencer o mal com o bem. Para o padre, os dois obstáculos principais à resiliência são o ciúme e a falta de perdão.

— A pessoa ciumenta tem muitas dificuldades para se levantar após um momento de turbulência. Ela não se alegra com a vitória do outro e, muitas vezes, não se alegra com a sua própria vitória.

A professora Marina Lemette Moreira, fundadora do Núcleo de Estudo e Ação sobre o Menor (NEAM), e Paulo Humberto Barbosa Chaves (mais conhecido como Omega), funcionário do RDC, deram depoimentos sobre como a resiliência os auxiliou a superar obstáculos. Padre Alexandre citou exemplos de resiliência, como Madre Teresa de Calcutá, que conviveu com a depressão por 21 anos, e o Papa João Paulo II, que sofreu um atentado, mas continuou no Pontificado por mais 25 anos.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro