Pluralidade de ideias
13/11/2018 13:01
Nicole Polo

A diversidades ideológica nas universidades é debatida em encontro

Polarização e Intolerância Ideológica foi o tema proferida pelo mestrando em História Pedro Franco na sexta-feira, 9, no terceiro andar do prédio de Artes & Design. O palestrante apresentou a organização estadunidense Heterodox Academy, formada por professores, e compartilhou análises sobre a falta de pluralidade ideológica nas universidades.
Franco explicou que a Heterodox Academy surgiu por iniciativas de professores de graduação que acreditam que, nas universidades, falta pluralidade de visões dentro dos cursos, principalmente de ciências humanas. A organização, segundo ele, visa estudar temáticas políticas por meio de várias ideologias. O estudante afirmou que os acadêmicos, nas polarizações no período eleitoral, perceberam a carência de estudos que surgem de ideologias conservadoras.

Pedro Franco - Thaiane Vieira

 - Acho que, cada vez mais, as pessoas de todo espectro político estão percebendo que, se não criarmos maneiras de lidar com a diversidade ideológica, teremos grandes problemas. Essa organização promove soluções direcionadas especificamente para o ambiente acadêmico, para tentar ampliar a diversidade ideológica.
Segundo Franco, pesquisas feitas pela Heterodox Academy revelam que a diversidade promovida pelas universidades não inclui a pluralidade de ideologias. Para ele, o aumento da intolerância política está diretamente ligado ao alto nível de educação, ou seja, o conhecimento não promove a tolerância política. Ele disse ainda que dentro da academia não há críticas a movimentos sociais, e qualquer estudo que busque o julgamento não é bem visto.
- Fazer críticas a movimentos como o feminista, o negro, o LGBTQ+, não no sentido de deslegitimação, mas no sentido de apontar pontos que poderiam ser aprimorados na busca dos seus próprios objetivos, não é bem-vinda no espaço acadêmico. Existe uma orientação informal circulando entre os professores e alunos que diz que se você está preocupado com a sua carreira acadêmica, há certas perguntas que são proibidas, certos assuntos que não se pode tocar. É claro que esse tipo de autocensura mostra que exista algo de errado acontecendo.   
                  

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro