No ano da Peregrinação da Esperança, marcado pela participação no Jubileu do Mundo Educativo, em Roma, Universidade celebra conquistas e renova compromisso com educação integral

 

 

Pe. Anderson e jornalista Mariana Bispo na Assembleia Universitária 2025 na PUC-Rio. Créditos: Matheus Santos.

Pe. Anderson e a jornalista Mariana Bispo na Assembleia Universitária 2025 da PUC-Rio. Crédito: Matheus Santos.

 

Os pilotis lotados celebraram, na quinta-feira passada, 18 de dezembro, os voos conjuntos alçados no ano em que a PUC-Rio comemorou oito décadas e meia. Acompanhada por professores, estudantes, funcionários e parceiros, a Assembleia Universitária resplandeceu conquistas e renovou compromissos alinhados à educação integral preconizada pelo Papa Leão XIV e à ecologia integral irradiada pelo Papa Francisco (1936-2025), homenageados do encontro. Para 2026, a PUC-Rio reforçou o pacto de disseminar e aprofundar, por meio da educação, o conhecimento da Doutrina Social da Igreja. O próximo ano, conforme resumiu o Reitor, Padre Anderson Antonio Pedroso, S.J., será de consolidação do caminho pavimentado ao longo de 2025, o ano da “Peregrinação da Esperança”.

O tema de abertura, “Anunciação”, cantado pelo Coral da PUC, indicava o tom celebrativo ressaltado pelo Reitor na largada da cerimônia. Dos avanços destacados pelos representantes dos Colegiados às homenagens a estudantes e professores, prevaleceu o reconhecimento aos méritos construídos em comunidade. Méritos como os encontros históricos costurados com a Santa Sé pela comitiva da Reitoria ao longo do Jubileu do Mundo Educativo, em Roma.

“Reforçamos parcerias internacionais para expandirmos os entrelaces entre a educação integral e a construção de um mundo mais justo, fraterno, ecológico”, destacou Padre Anderson.

Os principais avanços acadêmicos, financeiros e institucionais; a expansão de políticas de permanência estudantil; a criação de novos cursos, como as graduações de Inteligência Artificial e de Farmácia; e medidas pioneiras, como a extensão do planos de saúde e odontológico para alunos de doutorado, foram algumas das conquistas e novidades destacadas na Assembleia.

“Vamos avançar já sabendo o caminho (…). A PUC-Rio tem vocação de país. Ela precisa ser a melhor Universidade, não para ser admirada, mas para ser replicada, para que outros lugares do país inteiro e de fora possam, de alguma maneira, reproduzir o modelo PUC”, apontou o Reitor.

Expansão da graduação e novos cursos para 2026

Em 2025, foram aprovados quatro novos cursos de Bacharelado: Farmácia, Tecnologia em Gestão Financeira, Sustentabilidade e Matemática Aplicada e Computacional com ênfase em Ciência de Dados. Os cursos de Farmácia e Sustentabilidade vão receber suas primeiras turmas no início de 2026.

A PUC-Rio alcançou um recorde histórico de R$ 100 milhões de aumento de caixa em 2025. Foram R$ 550 milhões em receita oriundos de projetos patrocinados, um crescimento de 37,5% em relação a 2024. Os resultados decorrem da implementação do Planejamento Estratégico da PUC-Rio, que pretende estimular a recuperação financeira e dar base sólida para investimentos em pesquisas.

Reconhecimento acadêmico

Além da sustentabilidade financeira, o ano de 2025 foi marcado por avanços estratégicos para facilitar a rotina e a inserção dos estudantes na Universidade. O total de bolsas socioeconômicas ofertadas aumentou 135% em relação a 2024 e, pela primeira vez, houve disponibilidade de bolsa no vestibular de inverno. Já o Programa Institucional de Permanência Estudantil (FESP) amparou 1.281 estudantes com investimento em 100 mil refeições, apoio tecnológico e de transporte. Foram destacadas ainda medidas como a ampliação para 500 vagas no bicicletário, a criação de 38 novos convênios internacionais e a implementação de um canal de WhatsApp institucional.

Uma das grandes novidades de 2025 foi a chegada de Padre Miguel de Oliveira Martins Filho, S.J., para ocupar o cargo de Vice-Reitor Geral da PUC-Rio. O jesuíta piauiense veio acentuar a identidade comunitária da Universidade e o diálogo com a sociedade. Inspirado pelo Papa Francisco, Padre Miguel afirmou que almeja a aproximação da Igreja com o meio acadêmico, e também incentiva a interdisciplinaridade e a integração entre os departamentos. O Vice-Reitor salientou a alegria de participar de encontros históricos sediados ao longo do ano no campus da PUC-Rio, como o Congresso da Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum (RUC) e o Simpósio de Inovação Educativa da Associação de Universidades Confiadas à Companhia de Jesus na América Latina (AUSJAL).

Para ele, estas iniciativas vão ao encontro da missão educativa e institucional de formar cidadãos capazes de transformar a sociedade. Profissionais alinhados ao empenho plural e integrado da Comunidade PUC-Rio em contribuir para um mundo inclusivo, solidário, espiritualizado, ecológico. Fontes renovadas de esperança num futuro melhor:

“A Gávea parece Deus abraçando a gente (…). O verbo ‘esperançar’ nos abre para o futuro, e é maravilhoso perceber que fazemos parte de uma história belíssima de 85 anos”.

 Legado de Francisco

O legado do Papa Francisco ecoou ao longo da celebração. O Reitor e o Vice-Reitor reforçaram, ao longo da cerimônia, o compromisso da Universidade com os valores e princípios da encíclica Laudato si’ – Carta lançada pelo Pontífice, em 2015, que defende e valoriza o cuidado com a Casa Comum. Em consonância aos conceitos de ecologia e educação integrais, o campus recebeu, em 2025, o presidente da COP30, André Corrêa do Lago, e a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para fomentar ações voltadas à coletividade e à superação dos desafios socioambientais. Lideranças internacionais, como o presidente da Rede Global de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (SDSN), Jeffrey Sachs, e a presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas (FIUC), Isabel Capeloa Gil, também vieram à PUC-Rio com o objetivo de discutir a urgência do desenvolvimento sustentável.

Na abertura da Assembleia, o Coral da Universidade manifestou o espírito de esperança, união e renovação com a música “Anunciação”, de Alceu Valença. Neste ano do Jubileu da Esperança, a Assembleia sublinhou os voos conjuntos dos professores, estudantes e funcionários que ajudam a construir ativamente a esperança e potencializam o comprometimento da comunidade com o bem comum, a justiça social e a democracia. Após exibir um vídeo sobre os 85 anos da PUC-Rio, a mestre de cerimônia Mariana Bispo, ex-aluna e repórter da TV Globo, chamou ao palco os representantes de cada Colegiado para apresentarem um balanço de 2025.

 Medicina

Representante do Conselho de Desenvolvimento, o Vice-Reitor Marcelo Gattass destacou que o Conselho – do qual fazem parte nomes como Margareth Dalcolmo, Márcio Fortes e Armínio Fraga – teve participação essencial no “destravamento” do curso de Medicina, previsto para iniciar em 2027. De acordo com o Gattass, as conversas com os membros do Conselho trazem uma visão externa crítica essencial nos diálogos com representantes do Ministério da Educação:

“O trabalho incansável que eles fizeram foi destravar os desafios para a habilitação do curso de medicina. Este processo estava totalmente bloqueado e foi graças ao esforço do Conselho que hoje vislumbramos a oportunidade de habilitar nosso curso de Medicina”.

A representante do Conselho de Identidade e Missão, Valéria Pereira Bastos, ressaltou a adição de datas comemorativas no calendário acadêmico, como o Dia da Memória Ancestral, celebrado no dia 13 de maio. Ela destacou que, em 2026, o Conselho terá o desafio de garantir a permanência estudantil. Segundo a professora, políticas de ação afirmativa são essenciais para que os alunos não apenas ingressem na faculdade, mas também consigam concluir o curso.

 Homenagens

A apresentadora Mariana Bispo reiterou que nenhum desses momentos seriam possíveis sem a participação integrada e plural da comunidade PUC-Rio. Para reconhecer e valorizar o empenho coletivo ao longo do ano, o Reitor resgatou a tradição e entregou medalhas de Mérito Acadêmico a alunos e professores que simbolizam esse esforço. A diretora do Instituto Confucius, professora Sun Yanping, recebeu uma placa em agradecimento ao trabalho inovador e estratégico desempenhado nos últimos anos. Professor emérito do Departamento de Matemática, Padre Paul Schweitzer, S.J., também foi condecorado com uma placa em homenagem aos seus 55 anos de atuação na Universidade.

Entre tantos destaques de 2025, lembrados em retrospectiva no telão, estão os professores José Roberto de Castro Neves, do Departamento de Direito, e Paulo Henriques Britto, do Departamento de Letras, ambos eleitos para a Academia Brasileira de Letras (ABL), e a Vice-reitora Acadêmica (Ensino e Pesquisa), professora Marley Rebuzzi Vellasco, que ingressou na Academia Brasileira de Ciências.

 Ecologia Integral e Educação Integral

As lembranças dos que partiram este ano também foram resgatadas na exibição de um vídeo em homenagem à memória de professores, alunos e funcionários. A Universidade fez um tributo especial ao Papa Francisco, fonte de inspiração para a comunidade universitária no sentido de contribuir para um mundo mais justo, igualitário e fraterno. Padre Anderson destacou que a ecologia integral, propagada pela Encíclica Laudato si’, está diretamente interligada com a educação integral apontada pelo Papa Leão XIV. De acordo com o Reitor, os ensinamentos dos Pontífices são guias para o futuro que a PUC-Rio está, coletivamente, construindo.

Em meio a água benta e água da chuva, os momentos finais da Assembleia Universitária 2025 acentuaram o clima de festa, com a inauguração oficial do Boulevard Papa Francisco, localizado ao lado dos Pilotis. O espaço, que conecta as duas entradas do campus, foi oficialmente aberto com uma oração de Padre Miguel. Padre Anderson descerrou um busto do Papa Francisco no local.

“Que o Boulevard Papa Francisco seja um sinal vivo da educação humanista que coloca a pessoa no centro, valoriza a dignidade de cada ser humano e promove o encontro, o diálogo e a escuta. Que este espaço seja marcado pelo nome do Papa Francisco, onde ninguém se sinta invisível, a diversidade seja acolhida como riqueza e a esperança seja sempre maior que o medo”, rogou Padre Miguel.

Por fim, um grupo da Acadêmicos do Grande Rio encerrou o encontro no compasso ecológico e cultural: o enredo do carnaval 2026 presta um tributo à Nação Zumbi e ao mangue beat. Recebidos pelo professor Nilton Gamba, diretor do Departamento de Artes e Design e criador do Corredor Cultural, bambas da escola animaram o desfecho da confraternização.

Sob a cadência do samba, estudantes, professores e funcionários celebraram, com música e bolo, o término oficial do ano letivo em clima de renovação e esperança. O “Parabéns para Você” foi triplo: celebrou os 85 anos da PUC-Rio, os 25 anos da ordenação presbiteral do Reitor e a inauguração do Boulevard Papa Francisco.

(Participaram desta cobertura Luiza Lacerda, Maria Eduarda Sussekind, Pedro Luiz Meireles, Pedro Soares, Rafael Amorim e Sofia Lopes)