Para que ensinar mais do mesmo?
01/11/2011 15:00
Andrea Ramal



O MEC quer aumentar dias e horas de aula. Mas num sistema educacional que não funciona, isso é oferecer mais da mesma coisa.

O número de horas-aula nas escolas brasileiras não é baixo. E os resultados? O ENEM mostra que os alunos brasileiros aprendem a metade do que deveriam. O Brasil é o 53º colocado no PISA, numa lista de 65 países.

O aluno brasileiro está na escola, mas não aprende. Entre os fatores: a gestão escolar é deficiente. As escolas funcionam sem metas nem estratégias de gestão e educação contemporâneas, e os recursos são gastos sem resultados.

Além disso, o professor não é preparado para o modelo de educação atual, que forma o cidadão de hoje e amanhã. O sistema educacional da Finlândia, invejado no mundo, não tem grandes parafernálias tecnológicas; mas todos os professores têm mestrado, e a profissão é das mais cobiçadas, só os melhores entram. Na escola, os alunos mal avaliados têm aulas de reforço (o que garante índices mínimos de reprovação).

Um sistema educacional de qualidade também não pode deixar os pais de lado. Eles são fundamentais para o bom desempenho dos alunos na escola e na vida. No Brasil, falta orientação segura para que os pais saibam, na prática, como acompanhar o estudo dos filhos em cada etapa da formação, como ajudá-los a alcançar melhores resultados e até como cobrar qualidade da escola. Não adianta oferecer mais aulas, ampliando um sistema ineficaz.

 

Andrea Ramal
Presidente da AaA-PUC-Rio

 

Edição 249

 

 

 

Mais Recentes
Entre a ação e a cooperação: a Associação dos Funcionários da PUC-Rio
Antônio Albuquerque e Eduardo Gonçalves, do Núcleo de Memória da PUC-Rio, abordam as mudanças na forma de organização dos funcionários das instituições de ensino superior após a Reforma Universitária, e refletem sobre a criação da AFPUC
A História é mestra da vida
O Conselheiro da Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio, Paulo Eugênio de Niemeyer, aborda a influência do passado na vida humana e os novos comportamentos nos ambientes sociais
Educar para a Justiça: um olhar sobre a Pedagogia Inaciana
A pedagogia inaciana é tema de artigo da professora Alessandra Cruz, do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio