Uma das perguntas que alguém faz no primeiro dia de trabalho é: qual é o meu dever como funcionário? O caso pode parecer o mais banal, mas para especialistas em ética é uma das questões primordiais. Essas e outras situações foram apresentadas durante o seminário internacional Ética e Realidade Atual, realizado nos dias 6, 7, 9 e 10 de dezembro no auditório B8 da PUC-Rio.
As palestras abordaram episódios recentes envolvendo a internet como casos de pedofilia, crimes financeiros e divulgação de propaganda preconceituosa. Segundo o professor Nelson Gomes, da Universidade de Brasília (UnB), as tecnologias colocam novas questões para a sociedade.
– Não conseguimos desenvolver valores e não conseguimos desenvolver mecanismos de controles. Nós só poderemos estipular normas se pudermos aplica-las – afirmou.
Para outros pesquisadores, a questão é mais ampla. O tempo todo as pessoas tomam decisões, desde qual caminho tomar para o trabalho até em quem votar. Por isso a importância das implicações éticas na tomada de decisão, como destacou Danilo Marcondes, coordenador do Curso de Filosofia da PUC-Rio e um dos organizadores do seminário.
– Nossa questão é mais ampla e envolve o processo de tomada de decisão e aquilo que ele implica para que se possa então fazer a aplicação da ética – explicou o professor.
O seminário internacional Ética e Realidade Atual foi organizado pelos departamentos de Filosofia e de Direito e pelo núcleo Ética e Realidade Atual da PUC-Rio (ERA), e teve o apoio do Consulado Americano, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Para quem se interessa pelas questões éticas, o ERA disponibiliza material no seu site. O endereço é http://era.org.br.
Edição 238