Desafios de uma Universidade de excelência
10/11/2023 16:16
Editor Chefe

Série Especial: Entrevista com os Vice-Reitores

Marley Velasco está à frente de cinco coordenações que acompanham a vida do estudante do vestibular à conclusão do curso. (foto: Caio Matheus)

Coordenadora de um dos Centros de Inteligência Artificial do Rio de Janeiro, rede patrocinada pela FAPERJ que reúne cinco instituições de ensino e pesquisa do estado, além da PUC-Rio, a Professora Marley Vellasco atua na área de inteligência artificial desde 1992.

Em 2020, tornou-se Professora Titular do Departamento de Engenharia Elétrica, do qual foi diretora durante oito anos. Marley é engenheira elétrica formada pela PUC-Rio e tem doutorado pela University College London.

Desde março deste ano, a Professora Marley está à frente da Vice-Reitoria Acadêmica – Ensino e Pesquisa. Na quinta entrevista da série com os vice-reitores para o Jornal da PUC, ela destaca a excelência acadêmica da Universidade, traduzida em diferentes rankings internacionais, e conta os planos para aumentar a inclusão em programas de bolsas de pesquisa, tanto da graduação quanto da pós-graduação.
 

Qual a missão da Vice-Reitoria Acadêmica – Ensino e Pesquisa?

Marley Vellasco: A missão da Vice-Reitoria Acadêmica – Ensino e Pesquisa (VRAc) é orientar, coordenar e fiscalizar as atividades acadêmicas da Universidade. Isso envolve todas as atividades relacionadas à graduação e à pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), acompanhando desde a entrada do(a) aluno(a) pelo vestibular até a conclusão de seu curso. De forma a gerenciar todas essas atividades, a VRAc conta com cinco coordenações centrais: a Coordenação Central de Graduação (CCG), sob gerência da Professora Erica dos Santos Rodrigues; a Coordenação Central de Pós-Graduação (CCPG), presidida pelo Professor Marco Cremona; a Coordenação Central de Admissão e Registro (CCAR), da Professora Daniela Vargas; a Coordenação Central de Cooperação Internacional (CCCI), sob responsabilidade da Professora Angela Paiva; e a Coordenação Central de Planejamento e Avaliação (CCPA), gerenciada pelo Professor Marco Antonio Casanova. Esta última coordenação é responsável por gerenciar os processos de avaliação institucional, tanto internamente – através do questionário recentemente disponibilizado para toda a comunidade da PUC-Rio, incluindo alunos, professores e funcionários – quanto externamente, analisando e acompanhando os indicadores de desempenho da graduação e da pós-graduação.

Todas essas coordenações centrais trabalham de forma integrada, buscando sempre oferecer cursos de excelência acadêmica em todos os níveis.
Além das cinco coordenações centrais, a VRAc conta com mais quatro unidades complementares para dar suporte às atividades acadêmicas da Universidade: Coordenação de Licenciaturas; Coordenação de Vestibular, Divisão de Bibliotecas e Documentação; e por fim o Núcleo de Memória.

Como se traduz a excelência acadêmica da PUC-Rio?

Marley Vellasco: A excelência acadêmica da PUC-Rio pode ser comprovada pela destacada posição da Universidade nos diversos rankings internacionais. Como exemplo, menciono o resultado do Times Higher Educations’s (THE) World University Rankings 2023, divulgado recentemente, onde a PUC-Rio se posiciona como 1ª colocada do estado do Rio de Janeiro e líder no país em "Internacionalização" e em "Parceria Universidade-Indústria".  Na área de Ciências da Computação, a PUC-Rio alcançou o 1º lugar geral do país junto a duas outras instituições, obtendo a liderança brasileira no indicador “Parceria com a Indústria”. Na área de Ciências Físicas, é líder em “Parceria com a Indústria” e “Internacionalização” entre as universidades brasileiras, ocupando a 3ª posição geral no Brasil. Na área de Ciências Sociais, a PUC-Rio conquistou a liderança em “Internacionalização” entre as universidades brasileiras. No cenário nacional, a PUC-Rio ocupa a 7ª posição geral neste ranking britânico que envolveu quase duas mil universidades de todo o mundo, entre elas apenas 73 brasileiras.

É importante também destacar que a PUC-Rio é uma das poucas Universidades com mais de 70% dos programas de pós-graduação acadêmicos considerados PROEX - Programa de Excelência Acadêmica.  Dos 27 programas acadêmicos hoje vigentes na PUC-Rio, 19 deles receberam notas 6 e 7 na última avaliação da CAPES. Considerando instituições com um número semelhante de programas de pós-graduação, a PUC-Rio apresenta o segundo maior percentual de programas PROEX em todo o país. Todos os 1206 docentes da PUC-Rio possuem pós-graduação, sendo que 70% têm doutorado, 24% mestrado e apenas 6% possuem somente especialização. Todos esses números confirmam o compromisso da PUC-Rio em proporcionar um ambiente de ensino e de pesquisa de excelência, com nível internacional.

Como está sendo feita a avaliação dos professores e o que ainda deve ser aprimorado no processo?

Marley Vellasco: A PUC-Rio vem realizando, a cada três anos e desde 2003, a avaliação interna de todo o seu corpo docente do quadro principal. Devido à pandemia, a avaliação que ocorreria em 2021 foi suspensa. Este ano, retomamos essa avaliação, considerando os últimos cinco anos e incluindo também os professores do quadro complementar de tempo integral.
Além dos cinco eixos considerados nas avaliações anteriores – ensino, produção científica, administração da universidade, desenvolvimento de projetos patrocinados e visibilidade/notoriedade –, este ano inserimos um novo eixo, de forma a avaliar também as atividades de extensão desenvolvidas pelos professores.

Essa avaliação começa nos Departamentos, nas Comissões Departamentais de Carreira Docente, passa pelos Decanatos, nas Comissões Setoriais de Carreira Docente, e finalmente chega à Vice-Reitoria Acadêmica – Ensino e Pesquisa, para avaliação da Comissão Central de Carreira Docente, fase em que estamos no momento. Até o fim do ano teremos finalizado a avaliação de todo o corpo docente de tempo integral da Universidade, fornecendo um relatório completo para cada unidade sobre a situação de seus professores.

Este processo de avaliação vem sendo aprimorado ao longo do tempo, inclusive com ferramentas que facilitam a análise pelas Comissões de Carreira Docente. Entretanto, há itens a serem aprimorados, os quais considero como prioridades para o próximo ano. Por exemplo, aprimorar o processo de avaliação dos docentes pelos alunos, alterando o questionário e criando mecanismos de incentivo para que todos os alunos preencham essa avaliação, tanto de graduação quanto de pós-graduação. É importante que os alunos percebam o benefício de realizar essa avaliação, de forma que o processo seja aprimorado continuamente. É importante também aperfeiçoar o Manual de Carreira Docente, principalmente na categoria hoje denominada de Quadro Complementar.
A PUC-Rio vai se tornar mais diversa a partir das bolsas que terão critério étnico-racial. (foto: Caio Matheus)

Qual o papel do Programa de Integração, Universidade, Escola e Sociedade, o PIUES, e que planejamento está sendo pensado para 2024?

Marley Vellasco:  O Programa de Integração Universidade, Escola e Sociedade da PUC-Rio, o PIUES, criado em 1992, tem como objetivo apresentar aos jovens do Ensino Médio o ambiente da PUC-Rio e as diferentes opções de carreira que a Universidade oferece, ajudando esses jovens a escolher suas trajetórias acadêmicas. Antes da pandemia, a PUC-Rio promovia eventos como o PUC por Um Dia e o PUC por Um Semestre, com uma grande participação de alunos do Ensino Médio do Rio de Janeiro. A VRAc e a VREEP (Vice-Reitoria de Extensão e Estratégia Pedagógica), juntamente com o PIUES, darão início à elaboração de novos eventos a serem realizados no primeiro semestre de 2024, de forma a aprimorar a experiência dos alunos do Ensino Médio dentro de nossa Universidade.

Qual o papel da Vice-Reitoria Acadêmica - Ensino e Pesquisa nos projetos patrocinados?

Marley Vellasco: Em uma entrevista anterior ao Jornal da PUC, o Professor Marcelo Gattass mostrou que a Vice-Reitoria de Desenvolvimento e Inovação possui uma excelente estrutura para apoiar os pesquisadores no estabelecimento de parcerias e projetos patrocinados com empresas. Já a Vice-Reitoria Acadêmica - Ensino e Pesquisa  apoia os professores no desenvolvimento de projetos patrocinados por agências governamentais de fomento, como CAPES, CNPq, FAPERJ e FINEP. Editais como CAPES-Print, de Internacionalização, tiveram o apoio da Coordenação Central de Pós-Graduação na elaboração da proposta, um suporte que se estende também na execução e no gerenciamento financeiro do projeto. 

Como a Vice-Reitoria Acadêmica – Ensino e Pesquisa tem se articulado com a Vice-Reitoria de Extensão e Estratégia Pedagógica?

Marley Vellasco: A VRAc trabalha em estreita colaboração com a Professora Jackeline Farbiarz, da VREEP, uma vez que todas as atividades de extensão têm impacto no ensino e na pesquisa da Universidade. Além disso, em conformidade com o seu Marco Referencial, a PUC-Rio desenvolve o ensino e a pesquisa com o objetivo de formar profissionais competentes e com sentido de responsabilidade social, objetivo este intimamente ligado às atividades extensionistas. Portanto, é fundamental que as duas vice-reitorias atuem em conjunto em suas diversas atividades.

A Coordenadora Central de Graduação, Professora Erica Rodrigues, e a Coordenadora Central de Inovação e Estratégia Pedagógica, Professora Roberta Portas, também atuam em conjunto na proposição de novos cursos, como foi o caso da Medicina. Ao longo deste semestre, estão também promovendo em conjunto quatro encontros pedagógicos, com temas identificados pelos próprios professores como relevantes: Vivências em Sala de Aula – desafios e possibilidades; Inteligência Artificial e Transformações na Economia do Conhecimento; Interdisciplinaridade; e Diversidade.
Professora lidera grupo que estuda o desenvolvimento da inteligência artificial responsável. (foto: Caio Matheus)

A Vice-Reitoria está envolvida em grupos de trabalho de educação a distância e para discutir questões éticas em inteligência artificial. Qual o objetivo desses GTs?

Marley Vellasco: É de conhecimento de todos o aumento significativo de alunos inscritos em cursos de educação a distância em todo o país. Neste sentido, a Reitoria criou uma comissão para avaliar como a PUC-Rio deve se inserir nesta nova conjuntura. Esse grupo conta com participantes de todas as vice-reitorias, de forma a analisar as diferentes opções existentes de ensino a distância, sem renunciar à excelência acadêmica. O objetivo é discutir o posicionamento da PUC-Rio na oferta de cursos a distância.

Outro grupo de discussão recentemente criado tem relação com o impacto da IA nas atividades de ensino e pesquisa. A VRAc conta com a Câmara de Ética em Pesquisa, coordenada pela Professora Ilda Lopes da Silva, que tem como objetivo principal elaborar um conjunto de princípios e normas sobre a ética em pesquisa na PUC-Rio. Em função dos avanços recentes da inteligência artificial e do grande impacto dessa ferramenta na sociedade atual, a VRAc e a VREEP, sob a liderança da Professora Ilda, e com a participação do Professor Edgar Lyra, do Departamento de Filosofia, estão promovendo alguns encontros para discutir o impacto da inteligência artificial no ensino e na pesquisa, tema que vem preocupando diversos professores, inclusive com relação à reformulação nas atuais formas de avaliação. O impacto da IA e a regulação de seu uso têm sido discutidos em todo o mundo, buscando normas para o uso da IA de forma responsável. A PUC-Rio, inclusive, é uma das instituições participantes do INCT (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia) recém-aprovado pelo CNPq para o desenvolvimento de IA responsável, enfatizando a importância da transparência, privacidade, segurança e inclusão, assegurando que os sistemas de IA sejam justos e compreensíveis para todos.

Como a Vice-Reitoria pretende aumentar a inclusão por meio de bolsas?

Marley Vellasco: A VRAc, através da Coordenação Central de Pós-Graduação (CCPG), vem se preocupando em criar mecanismos para aumentar a inclusão nos nossos programas de bolsas de pesquisa, tanto para graduação quanto para pós-graduação. No início deste ano, ainda sob a coordenação do Professor Luiz Felipe Scavarda, criamos um adendo ao Edital PIBIC 2023/2024, oferecendo oito bolsas adicionais de Iniciação Científica da CCPG dirigidas exclusivamente a candidatos(as) indígenas ou negros(as) que desejassem optar pelo critério étnico-racial de seleção. Mais recentemente, já sob a gestão do Professor Marco Cremona, a CCPG lançou o Edital de Ações Afirmativas para a Seleção de Candidatos(as) a Bolsas de Estudos de Mestrado Acadêmico, no qual disponibilizamos três bolsas com vigência a partir de setembro de 2023. Futuramente, pretendemos ampliar essas iniciativas também para alunos de doutorado.

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