Em solenidade à entrada da Universidade pela Rua Marquês de São Vicente, o busto em homenagem ao padre António Vieira foi descerrado no dia 31 de março. A cerimônia contou com a presença de autoridades da Prefeitura do Rio, do Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., e da ex-professora Cleonice Berardinelli.
Cleonice Berardinelli, homenageada, discursa ao lado do Reitor da PUC-Rio
Foi inaugurado, no dia 31 de março, o busto em homenagem ao padre António Vieira no campus da Universidade. A escultura de 400 kg, presente da Prefeitura de Lisboa à cidade do Rio de Janeiro, foi descerrada pelo Reitor, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., pelo representante do Consulado Geral de Portugal, António José de Almeida Lima, pelo Secretário Municipal de Conservação, Carlos Osório, e pelo Coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura, Embaixador Stelio Marcos Amarante, representando o Prefeito Eduardo Paes.
Na inauguração, estavam presentes membros da Cátedra Padre António Vieira de Estudos Portugueses, inaugurada em 1994 na PUC-Rio. A ex-professora Cleonice Berardinelli, membro da Academia Brasileira de Letras, aos 95 anos, foi homenageada pelos presentes e, principalmente, pelo representante do Consulado Geral de Portugal. “Os estudos da professora Cleonice sobre padre António Vieira são conhecidos em Portugal e em todo o mundo”, declarou Almeida Lima.
Também compareceram professores e alunos dos colégios Santo Inácio e Padre António Vieira