Quem entra na PUC-Rio pelo portão da Rua Marquês de São Vicente ou passeia pela Universidade nota uma nova presença no campus: um busto em homenagem ao padre António Vieira. A PUC-Rio foi o local escolhido para abrigar o presente da cidade de Lisboa para o Rio de Janeiro. A inauguração oficial será no dia 31 de março, e contará com a presença do Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., do Prefeito da Cidade, Eduardo Paes, da Secretária de Educação do Município do Rio, Claudia Costin, e do Coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio, Embaixador Stelio Marcos Amarante.
Esculpido pela artista portuguesa Graça Costa Cabral, o busto em bronze do padre português, falecido na Bahia no ano de 1697, começou a ser produzido em janeiro de 2009 e foi concluído ao fim do mesmo ano. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, se responsabilizou por todo o transporte até chegar ao destino final.
A Prefeitura do Rio concluiu que o local ideal para abrigá-lo seria o campus da PUC-Rio. “Por ser uma instituição jesuíta e de excelência em seu ensino, não poderíamos ter escolhido um lugar melhor do que a PUC-Rio para receber esta homenagem ao padre. O Prefeito Eduardo Paes, que estudou na Universidade, concordou e gostou muito da ideia”, afirma o Coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura.
Para o professor de Literatura Portuguesa Alexandre Montaury, do Departamento de Letras da PUC-Rio, é um privilégio para a Universidade. “Padre António Vieira foi um grande político e um grande homem do século 17”, afirma Montaury.
Em 2009, o município do Rio de Janeiro presenteou a cidade de Lisboa com um busto em homenagem ao escritor brasileiro Machado de Assis.
Edição 239