O historiador e pesquisador francês Roger Chartier agora faz parte do recém-criado Conselho de Desenvolvimento da Cátedra da UNESCO de Leitura da PUC-Rio. O Conselho, presidido pelo escritor mineiro Affonso Romano de Sant’Anna, tem o objetivo de unir pesquisadores e empresários que possuem um compromisso com a leitura para auxiliar a Cátedra a pensar seus macros rumos no serviço para a sociedade. O convite a Chartier ocorreu durante sua visita à PUC-Rio, no dia 18 de maio, para dar a palestra Aprender a Ler, Ler para Aprender – uma perspectiva histórica. O encontro era parte das comemorações do 2º aniversário da inauguração da Cátedra na Universidade. Em espanhol e, em alguns momentos, português, o convidado falou para cerca de 30 pessoas sobre a leitura e a relação entre o texto e o leitor na era da informática. Fazendo um longo passeio pela história da leitura, Chartier dissertou sobre as formas válidas de conhecimento, como a palavra falada, a imagem e o texto. Ao chegar no tempo da literatura na internet, ele explicou que esta é fragmentada. “É diferente da leitura nas páginas de um livro, em que a totalidade está presente. Quando se lê em fragmentos, há uma mudança na percepção da obra como tal,” disse Chartier.
Edição 216