Chartier fala sobre leitura
28/05/2009 16:00
Andressa de Lucca / Foto: Daniele Louro



Roger Chartier na Cátedra UNESCO de Leitura

O historiador e pesquisador francês Roger Chartier agora faz parte do recém-criado Conselho de Desenvolvimento da Cátedra da UNESCO de Leitura da PUC-Rio. O Conselho, presidido pelo escritor mineiro Affonso Romano de Sant’Anna, tem o objetivo de unir pesquisadores e empresários que possuem um compromisso com a leitura para auxiliar a Cátedra a pensar seus macros rumos no serviço para a sociedade.

O convite a Chartier ocorreu durante sua visita à PUC-Rio, no dia 18 de maio, para dar a palestra Aprender a Ler, Ler para Aprender – uma perspectiva histórica. O encontro era parte das comemorações do 2º aniversário da inauguração da Cátedra na Universidade.

Em espanhol e, em alguns momentos, português, o convidado falou para cerca de 30 pessoas sobre a leitura e a relação entre o texto e o leitor na era da informática. Fazendo um longo passeio pela história da leitura, Chartier dissertou sobre as formas válidas de conhecimento, como a palavra falada, a imagem e o texto.

Ao chegar no tempo da literatura na internet, ele explicou que esta é fragmentada. “É diferente da leitura nas páginas de um livro, em que a totalidade está presente. Quando se lê em fragmentos, há uma mudança na percepção da obra como tal,” disse Chartier.

 

Edição 216

Mais Recentes
Os vários papéis da polícia no Mundo Atlântico
Encontros da História da PUC-Rio reuniram palestrantes da Itália, México e Brasil
O 'Solidarismo' e os tempos atuais
Obra de Pe. Ávila é relançada em seminário na PUC-Rio
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país