A construção da imagem do jornalista nas notícias de guerra e esporte foi o tema da tese de doutorado
A curiosidade de Renata foi despertada a partir de um trabalho da professora Leila Bárbara, da PUC-SP, sobre a imagem dos professores na mídia. Sob orientação da professora Lúcia Pacheco de Olliveira, a doutoranda então pensou em fazer um estudo sobre como os jornalistas aparecem nas notícias. A análise foi feita com base na gramática funcional, numa tentativa de investigar a imagem do jornalista que é transmitida através das escolhas discursivas encontradas.
Por definição, estes profissionais não participam da história a ser contada, eles simplesmente relatam o fato, sem serem os personagens. Mas, em sua pesquisa, Renata utilizou notícias em que o jornalista aparece como personagem. Foram coletados textos, de jornais impressos, de dois períodos: a invasão do Iraque e a Copa do Mundo de 2006.
Segundo a tese de Renata, a imagem construídados profissionais na Copa do Mundo é de um jornalista-torcedor-provocador, em que ele é um torcedor dedicado e emocionado de sua seleção. Na Guerra, é um jornalista-correspondente-herói, onde cumpre seu dever de informar até diante da morte.
A banca avaliadora foi formada pelos professores Leila Bárbara (PUC-SP), Anna Elisabeth Balocco (Uerj), Helena Feres Hawad (PUC-Rio) e Miguel Pereira (PUC-Rio) que elogiaram a fluidez e síntese do texto. A convidada de São Paulo sugeriu que um capítulo da tese fosse transformado em artigo, pois retrataria bem a cultura brasileira.
Edição 222