Schopenhauer em debate
04/11/2009 13:50
Juliana Lisboa

Colóquio internacional foi realizado no Rio pela primeira vez

Pela primeira vez, a Universidade sediou o Colóquio Schopenhauer, que reuniu pensadores do mundo inteiro para discutir e analisar estudos do filósofo dentro do tema Leitores e Leituras. O encontro, que foi realizado de 19 a 23 de outubro, está na quarta edição, e foi fruto da parceria entre a PUC e a Universidade de São Paulo (USP). Compareceram representantes das universidades de Toulouse, na França, Southampton, no Reino Unido, Mainz, na Alemanha, Zurique, na Suíça, Salento, na Colômbia, e Kwansei Gakuin, no Japão.

           

O professor Luiz Carlos Pereira, do Departamento de Filosofia, um dos organizadores, disse que é um privilégio para a Universidade sediar um encontro internacional deste porte.

           

- O colóquio dá mais visibilidade à PUC, e, em especial, ao departamento. Recebemos muitos alunos de outros estados, como São Paulo e Bahia, que vieram prestigiar alguns dos maiores especialistas sobre Schopenhauer , contou ele.           

           

Além de Pereira, estiveram à frente do encontro a professora Maria Lúcia Cacciola, da USP e da Sociedade Brasileira Schopenhauer, e o professor Eduardo Brandão, também da USP. A primeira edição do colóquio foi realizada em 2001, na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba; a segunda, em 2003, na Universidade Federal da Bahia, em Salvador; e a terceira em 2005, na USP, em São Paulo.

 

 

Edição 223

 

Mais Recentes
A busca pela boa convivência dentro das salas de aula
A Prática Exploratória é um estímulo ao entendimento entre alunos e professores
Estudos recentes em computadores
Especialistas em linguística computacional falam sobre os avanços na rede mundial