Fundada em 1952, CNBB contribui para uma sociedade justa e fraterna
18/07/2011 17:00
Mateus Campos / Foto: Divulgação

Através de campanhas, a Conferência procura colaborar para o bem maior do país

Dom Raymundo Damasceno Assis é presidente da CNBB, instituição que congrega os Bispos da Igreja

 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é a instituição permanente que congrega os Bispos da Igreja católica. Ela foi fundada em 14 de outubro de 1952, no Rio de Janeiro, e transferiu a sede para Brasília em 1977. A Conferência relaciona-se com os diversos segmentos da sociedade civil, procurando dar uma colaboração construtiva para a promoção integral do povo brasileiro e o bem maior do país.

 

Essa contribuição, por exemplo, manifesta-se nas campanhas promovidas pela entidade, como a Campanha da Fraternidade e a Campanha para a Evangelização. Dessa maneira, a CNBB busca realizar evangelicamente seu serviço de amor, na edificação de uma sociedade “justa, fraterna e solidária, a caminho do Reino definitivo”.

 

Em 2002, Sua Santidade o Papa João Paulo II, em carta enviada ao Bispo Dom Jayme Henrique Chemello, então presidente da Conferência, por ocasião do cinquentenário da instituição, disse que a CNBB está “destinada a permanecer ao longo da história como instrumento de comunhão afetiva e efetiva entre todos os Bispos”.

 

A logomarca da entidade é composta por uma figura de uma pomba com as asas abertas, sobreposta ao cajado do pastor. Nos símbolos sobrepostos, ela é definida num só conjunto de imagens, fazendo referência à unidade. Afinal, a unidade do Episcopado é um dos elementos constitutivos da unidade da Igreja.

 

Os Bispos diocesanos, auxiliares e titulares fazem parte da Conferência, além dos Prelados das Igrejas orientais católicas. A CNBB se divide em diversas estruturas, como a Assembleia Geral, que trata dos assuntos pastorais de ordem temporal e de ordem espiritual e também dos problemas emergentes da sociedade e da vida das pessoas. Já o Conselho Permanente é o órgão de orientação e acompanhamento da atuação da Conferência e também tem caráter eletivo e deliberativo. Existe também o Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP), que coordena a Pastoral Orgânica em âmbito nacional. Já o Secretariado Geral é o órgão permanente executivo que tem como finalidades a coordenação, intercomunicação, dinamização e eficiência dos órgãos da CNBB. Dom Frei Leonardo Ulrich Steiner, OFM, Bispo Prelado de São Félix (MT), está no cargo de Secretário Geral. Além do Conselho Econômico que tem por fim colaborar com a gestão econômica da entidade, por meio de decisões e pareceres. A Conferência é composta por 17 Conselhos Regionais ao redor do país. 

 

Por fim, a Presidência é o órgão colegiado, dirigente e administrativo da CNBB. Atualmente, o presidente da instituição é Dom Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida (SP).  O Arcebispo de São Luís do Maranhão, Dom Frei José Belisário da Silva, OFM, é o vice-presidente. O cargo de Secretário Geral também compõe a Presidência.

 

 

Edição 244 - Especial Muticom

Mais Recentes
A missão de ouvir diferentes vozes
Série Especial: Entrevista com os Vice-Reitores
As difíceis decisões de um Vice-Reitor
Série Especial: Entrevista com os Vice-Reitores
Desafios de uma Universidade de excelência
Série Especial: Entrevista com os Vice-Reitores