“Quebrar barreiras” e “realizar um sonho” são frases unânimes entre aqueles que ingressaram na PUC-Rio pelo ProUni. Durante a tarde do dia 28/2, o Vice-Reitor Comunitário, Renato Callado, acompanhado pelo Coordenador da Pastoral Universitária Anchieta, Padre Paulo Veríssimo, S.J., e por representantes do FESP e ProUni, recebeu os novos estudantes na sala da Pastoral Universitária. Em meio a um clima acolhedor, o Vice-Reitor encorajou os alunos ingressantes a aproveitarem a experiência acadêmica e reafirmou a alegria em recebê-los.
– Sejam muito felizes e venham energizados para a PUC-Rio. Os sonhos são como uma flor, devem ser regados todos os dias e assim com certeza devem florescer - afirmou o professor Renato Callado.
Os calouros foram apresentados às diversas possibilidades e oportunidades dentro do campus universitário. Entre os serviços promovidos pela PUC-Rio que podem ajudar na trajetória dos bolsistas, existe o Fundo Emergencial de Solidariedade da PUC-Rio (FESP), um dos mais procurados. O programa da Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários (VRC) fornece auxílio refeição, transporte, computador e, em caso de emergência, serviços assistenciais.
A coordenadora do FESP, Jéssica Santos, explicou que o programa inclui bolsistas integrais, filantrópicos e do ProUni. As inscrições são mensais e neste mês poderão ser realizadas do dia 1º a 7 de março. Jéssica é ex-aluna Prouni da Universidade e compartilhou durante a palestra a satisfação em assumir o cargo de coordenadora do programa que foi fundamental para a sua formação.
– Se não fosse o FESP, eu não estaria aqui. A gente também viveu na pele as dificuldades que vocês enfrentam ou vão enfrentar. Eu sinto gratidão pelo programa.
A recepção também contou com a participação do ex-aluno ProUni Felipe Drummond, que compartilhou dicas e histórias sobre os momentos mais marcantes da sua trajetória.
Em meio à apresentação, o coordenador da Pastoral Universitária Anchieta, Padre Paulo Veríssimo, enfatizou o compromisso da Universidade com uma educação voltada, sobretudo, ao humanismo.
– É muito importante entender que nós abraçamos uma educação que tem o humanismo solidário como centro. Não se trata apenas de formar os melhores do mundo, mas formar os melhores para o mundo.
O estudante de Letras Caique Silva de Andrade é um dos 40 calouros aprovados neste semestre.
– É um sonho realizado. Como morador do Andaraí, de baixa renda, essa oportunidade era inimaginável para mim. Quero aproveitar o máximo - reconheceu o bolsista.
No encontro, os coordenadores apresentaram outros serviços disponíveis para os estudantes. O Núcleo de Orientação e Atendimento Psicopedagógico (NOAP) oferece orientação profissional, atendimento psicopedagógico e aulas de leitura e escrita. O aluno também tem acesso a serviços psicológicos, a partir do serviço de acolhimento e orientação do Psicom e o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), que oferece atendimento de curta duração.