O trabalho educacional vai além das disciplinas em sala de aula, o que é importante na construção das pessoas para a sociedade. A conciliação entre os princípios da universidade e a manutenção de um ambiente ético e humano são funções também atribuídas à Pastoral Universitária. Para debater sobre isso, o coordenador da Rede de Pastoral da Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina (AUSJAL), Padre César Muziotti, apresentou a palestra “Experiências e Perspectivas”, no Espaço Dom Luciano Mendes, dia 29 de maio.
– As universidades, por meio de valores e discernimento institucional, auxiliam os jovens a serem cidadãos responsáveis e, ao mesmo tempo, o tipo de pessoa que necessitamos em termos da responsabilidade social. Se há algo importante na identidade das nossas universidades é como a formação de qualidade promove uma liderança social importante para uma sociedade mais digna - disse Muziotti.
A PUC-Rio integra a AUSJAL, junto a outras 29 instituições de ensino superior confiadas à Companhia de Jesus. A Associação tem como principal objetivo auxiliar as faculdades membros não apenas nas atividades acadêmicas, mas também no engajamento com a comunidade.
O coordenador da Pastoral Universitária Anchieta, Padre Paulo Veríssimo, organizou o encontro e celebrou a visita de Muziotti. Veríssimo definiu a experiência como um privilégio e uma oportunidade de amadurecimento e aprofundamento na esfera da Universidade.
– Acho que ouvir a experiência de quem coordena uma rede latino-americana de universidades, como a PUC, é uma espécie de mapear o nosso DNA e nos reconectarmos com os valores institucionais, fundacionais e fundamentais. O sentimento de pertença e de compromisso com os seus princípios passa muito por conhecer melhor esta rede e toda a relação que temos enquanto Universidade confiada aos Jesuítas" - completou Veríssimo.
Ainda neste ano, a AUSJAL fará o primeiro encontro de responsáveis da Pastoral Universitária no Brasil, com sede na PUC-Rio. O objetivo da reunião é estreitar os laços e integrar as culturas que falam espanhol e português.