Reitor da PUC-Rio também é medalhista
13/08/2024 13:17
Cristian Caldas e Thaís Helena Andrade

Pe. Anderson Pedroso recebeu Medalha Pedro Ernesto no último dia 12 de agosto

Reitor da PUC-Rio e o Vereador Carlo Caiado. (Foto: Matheus Santos)

O Reitor da Universidade, Pe. Anderson Antonio Pedroso S.J., foi homenageado com a entrega da Medalha Pedro Ernesto, a mais alta honraria concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Em comemoração ao primeiro dia da Juventude Cristã, que integra o calendário oficial da cidade, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Carlo Caiado, participou da solenidade realizada na Casa de Inovação da PUC-Rio.

A homenagem, de acordo com a Resolução da Mesa Diretora parlamentar nº 12.246/2024, foi concedida por conta da atuação de destaque do Reitor na sociedade. Caiado salientou que o Pe. Anderson contribui ativamente para que a PUC-Rio permaneça entre as 20 melhores universidades particulares do Brasil, desenvolvendo um trabalho admirável, renovando as estruturas da instituição, para deixar um legado às próximas décadas, com muita potência de saber e de ação social. 

O Pe. Anderson Pedroso se mostrou muito grato e honrado pela medalha recebida, ressaltando o seu compromisso com a cidade do Rio de Janeiro e dedicando o prêmio à Companhia Jesuíta e às pessoas que compõem a atual gestão administrativa da Universidade.

– A PUC-Rio é um lugar para impulsionar talentos. É um lugar onde nós damos condições para que os talentos sejam revelados, tanto na política, como na liderança da sociedade. O legado da PUC é o serviço, sermos capazes de servir, de modo que recebo com esse sentimento. A PUC-Rio é lugar de inovação e renovação, devendo enxergar horizontes novos e produzir lideranças e políticas públicas. É necessário ter consciência da responsabilidade que a medalha significa.

A Medalha Pedro Ernesto é a principal honraria concedida pelo parlamento carioca àqueles que mais se destacam na sociedade brasileira ou internacional, valorizando contribuições significativas ao desenvolvimento social, cultural e educacional. Criada por meio da Resolução n.º 40, de 20 de outubro de 1980, a indicação da personalidade escolhida é feita através de requerimento de vereador, votado em Plenário.  A premiação recebe tal nome em reconhecimento ao trabalho do Prefeito Pedro Ernesto, que administrou a cidade na década de 1930, e, por isso, sua figura é estampada nas duas Medalhas que fazem parte do Conjunto.

Conjunto de Medalhas Pedro Ernesto e Diploma. (Foto: Matheus Santos)

A cerimônia fez parte do Encontro de Jovens Empreendedores promovido pela Coordenação Central de Parcerias e Inovação da PUC-Rio (CCPIN) em parceria com a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas do Rio de Janeiro (ADCE Jovem Rio), para a Semana de Acolhimento & Integração dos calouros 2024.2. Além do Presidente da Câmara Municipal, participou também o Presidente da ADCE Jovem Rio, Matheus Campelo, e o empresário e gestor público, Márcio Fortes.

Márcio Fortes, Reitor Pe. Anderson Pedroso, Vereador Carlo Caiado e o Presidente da ADCE Jovem Rio, Matheus Campelo. (Foto: Matheus Santos)

Campelo enfatizou que a PUC-Rio tem influência forte no futuro do país, sendo certo o desafio das novas gerações em lidar com o encurtamento típico do tempo causado pela inovação tecnológica, o que reforça a importância da homenagem recebida pelo Reitor Pe. Anderson Pedroso, reconhecendo a dedicação que emprega no direcionamento da Universidade.

Mais Recentes
Os vários papéis da polícia no Mundo Atlântico
Encontros da História da PUC-Rio reuniram palestrantes da Itália, México e Brasil
O 'Solidarismo' e os tempos atuais
Obra de Pe. Ávila é relançada em seminário na PUC-Rio
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país