A dificuldade de parar de fumar enfrentada por uma amiga levou as funcionárias da PUC Lourdes Mendonça, Ana Sérgio, Letícia Correia e Mercedes Blanco a se unirem para montar o grupo Entre Amigos. Elas atuam na PUC desde julho de 2002 e ajudam pessoas de dentro e de fora da Universidade a parar de fumar. Os encontros ocorrem toda quinta-feira, às 12h30m, na Sala de Reuniões da Pastoral.
A reunião começa com a leitura da Oração da Serenidade e depois Lourdes, que é ex-fumante, dá uma breve explicação sobre o funcionamento das reuniões e seu testemunho. Os participantes logo se sentem à vontade para também contar suas histórias, o porquê de estar ali, suas vitórias e dificuldades.
– O método utilizado aqui é o mesmo do Alcoólicos Anônimos (A.A), com os doze passos e os testemunhos. Cada um conta sua história, tentando ajudar o outro. E não usamos remédio, informa Lourdes.
Além dos testemunhos, as coordenadoras dão dicas de dia-dia que podem facilitar o processo de deixar o cigarro e todos os participantes ganham uma apostila que explica o que é o tabaco e seus malefícios. Entretanto, Lourdes esclarece que o enfoque é mostrar os benefícios de não fumar.
Marisa S. P. estava participando de sua segunda reunião e trouxe uma amiga. Marisa não é da PUC e ficou sabendo do grupo durante uma missa na Igreja do Sagrado Coração de Jesus.
– Já vinha pensando em parar, mas essa foi a primeira vez que tomei a iniciativa de procurar ajuda. Ainda não me comprometi a parar totalmente, mas já comecei a diminuir, relatou Marisa.
O processo realmente não é fácil. Das mais de cem pessoas que já passaram pelo grupo, três não voltaram a fumar até o momento.
– Não existe fórmula mágica, nem tempo determinado. Parar de fumar é uma decisão da própria pessoa e para isso ela precisa de muita força de vontade. Esse trabalho em grupo ajuda muito, porque um dá força para o outro, disse Lourdes.
Lourdes acredita que a consciência das pessoas em relação aos malefícios do cigarro tem aumentado, mas a procura por ajuda dentro da PUC ainda é muito baixa.
– Não há muita procura por parte dos alunos. Eu penso que para o adulto é mais difícil parar porque ele já tem o vício instalado, já o jovem não tem consciência do mal que o cigarro faz, então nem tenta parar, comenta.
Quem estiver interessado em freqüentar o Entre Amigos pode procurar a Sala de Reunião da Pastoral, no subsolo da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, e participar dos encontros. Não é preciso inscrição e o anonimato é garantido.
– Quando você procura ajuda, já está ganhando coragem. Isso é muito importante, afirma Ana Sérgio.
Edição nº 186