O Entrando no Jogo recebeu os ex-alunos da Universidade Júlia Chavez, Coordenadora de Marketing Regional da Ambev, e Petrus Arruda, Co-Founder e COO do NG.CASH. Em palestras no auditório do RDC, eles discursaram sobre estratégias de marketing em função de um público-alvo. O encontro reuniu alunos de diversos cursos para debates e trocas de experiências profissionais.
Formado em Engenharia Mecânica, Petrus Arruda palestrou sobre a descoberta de um novo mercado, com foco na independência financeira da geração Z. Ele contou que, com o aumento das redes sociais, menores de idade passaram a ter uma renda própria ao trabalhar com o streaming. Por causa disso, Petrus e os sócios se uniram com um canal de dois youtubers e criaram um banco para os nativos digitais, ou seja, aqueles que já nasceram conectados na internet. Assim como a equipe da NG notou a necessidade de atender este público, também percebeu problemas em que o banco poderia ajudar.
— Um jovem de 15 anos tem liberdade para sair sozinho, mas não tem acesso ao dinheiro que precisa para comprar algo e o dinheiro físico não é utilizado hoje em dia. O banco vem para resolver isso, mas surgem novos obstáculos como a falta de educação financeira.
O empresário explicou como é a estrutura do aplicativo, que se preocupa em reduzir a burocracia e facilitar a linguagem econômica para os usuários. De acordo com Petrus, o NG.CASH produz conteúdos personalizados e exclusivos sobre educação financeira com recursos inspirados no mundo gamer para atrair os mais jovens. O engenheiro abordou a relevância das redes sociais para o mercado financeiro pois, para ele, a dinâmica digital integrada à economia faz parte do banco desde o início e ficou ainda mais marcada com as medidas de inovação do Banco Central, como o Pix e o Drex.
No segundo dia de palestras, a ex-aluna do curso de Publicidade e Propaganda Julia Chavez falou sobre seu trabalho no Marketing Regional da Ambev. Da mesma forma que a equipe do NG.CASH pensa em um banco para a geração Z, a empresa de bebidas também direciona o conteúdo para um público específico. Julia observou que com novos meios de comunicação surgiu a demanda por ações publicitárias para grupos segmentados.
De acordo com a publicitária, as propagandas produzidas são personalizadas de acordo com a cultura de cada região. A equipe do Rio de Janeiro tem como foco futebol e Carnaval que, segundo Julia, são paixões nacionais percebidas de forma particular na cidade. Na palestra, a coordenadora da Ambev exibiu alguns comerciais produzidos pela equipe, incluindo a apresentação de quatro novas cervejas que foram representadas por jogadores dos quatro grandes clubes do Rio.
Entre os exemplos mostrados por Julia, estava a campanha da Ambev em parceria com o biscoito Globo. Ela relembrou aos alunos que assistiam à palestra da crise vivida na pandemia que quase resultou na falência da tradicional marca carioca. A iniciativa tinha como princípio a venda combinada de uma lata da cerveja Antártica e um pacote do biscoito, com parte do lucro revertido para vendedores ambulantes.
— Para moradores de qualquer outro estado, a notícia do possível fechamento da fábrica de biscoito Globo não teria nenhuma comoção, mas para os cariocas era algo pessoal. A campanha foi um sucesso porque usou figuras de valor para o público e ajudou os trabalhadores da praia e a empresa.
O Entrando no Jogo foi uma série de palestras organizada pela Empresa Júnior PUC Rio no auditório do RDC. Entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, os convidados conversaram sobre as experiências no mercado de trabalho e deram conselhos para os estudantes.