A turma do curso de pós-graduação de Especialização em Engenharia de Petróleo iniciou na segunda-feira, 18, a apresentação de suas monografias, que irá até quarta-feira, 20. Os alunos tiveram o desafio de criar alternativas para o desenvolvimento de um campo de petróleo, levando em conta aspectos técnicos e econômicos, além da proposta de enviar o óleo produzido no campo diretamente para a terra sem o uso de plataforma.
A banca presente na apresentação dos trabalhos era composta por professores do curso e por profissionais de empresas como Gaia, Halliburton, Statoil e Petrobras. A relação entre empresas e Universidade é um dos pontos fortes do curso, segundo o coordenador acadêmico Luiz Alberto Santos Rocha.
– O curso é ao mesmo tempo teórico e muito aplicado. Todos os professores são da Petrobras, têm PhD, mestrado e doutorado. A proposta da monografia foi justamente colocar os alunos mais próximos das grandes empresas, elaborando soluções para seus problemas, explicou.
Sobre o mercado de trabalho, Luiz Alberto afirma que desde a primeira turma, que se formou em 2000, os alunos não têm dificuldades em enfrentar a realidade fora da Universidade.
– A maioria dos alunos termina o curso com emprego garantido, alguns com propostas de trabalho no exterior. Só fica fora do mercado quem quer , assinala.
Jornal da PUC On-Line 181: Plantão