Junto com os responsáveis da nossa Coordenação Central de Cooperação Internacional e em nome da PUC-Rio, recebo geralmente as delegações das Universidades estrangeiras que nos visitam e desejam estabelecer relações mais estreitas com a nossa Universidade: mediante intercâmbios de alunos ou professores ou colaborando em projetos comuns de ensino ou pesquisa. Essas visitas tem se multiplicado nesses últimos anos. Hoje a PUC-Rio se relaciona com mais de 300 Universidades do mundo todo e esse número tende a aumentar. Por outro lado, mais de 1.400 estudantes estrangeiros frequentam cursos na PUC e mais de 400 dos nossos estudantes frequentam universidades estrangeiras.
Além do seu valor puramente acadêmico, essas relações são humanamente muito importantes e enriquecedoras tanto para professores como para alunos, no mundo global em que vivemos. Esses intercâmbios nos permitem apreciar melhor os inegáveis valores de outras culturas, valorizar a nossa própria cultura e, ao mesmo tempo, relativizá-la: não somos os donos da verdade, nem de tudo o que há de bom e belo no mundo!
Exploramos ainda pouco o grande potencial dessa crescente internacionalização para toda a nossa comunidade universitária, incluindo os nossos antigos alunos. Nem todos os nossos ex- -alunos, quando estudavam na PUC, tiveram a oportunidade de experimentar essa crescente e promissora internacionalização. Seria interessante ouvir, senão periodicamente, pelo menos um dia, as impressões desses estudantes estrangeiros sobre a PUC-Rio, como também compartir a experiência dos nossos estudantes em Universidades de outros países.