Está chegando a eleição para os quadros municipais. Quem estuda e se formou na PUC-Rio tem, além do dever cívico, a obrigação “moral” de exercer um voto consciente.
Primeiro, porque nesta instituição o aluno tem acesso a conhecimento de ponta, recebe a mais sólida preparação para atuar como profissional e como cidadão. Portanto, tem todas as informações disponíveis, nos mais variados suportes, e o apoio de professores que estimulam a apropriação consciente do conhecimento, a reflexão crítica e a autonomia intelectual.
Além disso porque, para além da formação acadêmica, a educação da PUC-Rio está inspirada por valores: a paz como fruto da justiça social, o ideal inaciano de “em tudo amar e servir”. Quem absorveu esta formação ética saberá que as urnas são instrumentos privilegiados para promover estes valores, escolhendo líderes que possam levá-los adiante em sua gestão e servidores públicos que realmente sirvam, em primeiro lugar, aos mais necessitados. O voto é, para quem estuda ou estudou na PUC-Rio, mais ainda do que uma ação política, uma oportunidade para exercer o compromisso e opção social.
Andrea Ramal
Presidente da Aaa-PUC-Rio
Edição 261