A educação como tal foi tratada no documento final, embora brevemente - numa página - e de um modo genérico: educação de qualidade para todos e para um desenvolvimento sustentável, sem explicitar devidamente as três grandes dimensões desse desenvolvimento - a social, a econômica e a ambiental - e os valores que essa educação deveria sublinhar. A necessidade duma educação, não simplesmente formal, mas “em valores”, porém, embora não fosse explicitamente tratada, ficou evidente em todas as discussões. As atividades da Cúpula dos Povos e outras manifestações populares também colocaram em evidência que se não mudarem os valores que governam o nosso modo de viver, de pensar e de agir, não conseguiremos nem erradicar a pobreza, nem suprimir as discriminações de todo tipo que ainda marcam a nossa sociedade, nem resolver os problemas tecnológicos e econômicos que impedem um desenvolvimento sustentável.
Uma universidade como a PUC-Rio - que se orgulha da sua inspiração cristã - não pode deixar de contribuir para essa formação em valores hoje tão necessária para garantir um desenvolvimento sustentável nas suas dimensões econômicas, sociais e ambientais. Essa formação deveria inspirar não apenas nossas atividades de extensão, mas também e, sobretudo, o nosso ensino, a nossa pesquisa e a nossa vida comunitária.
Francisco Ivern, S.J.
Vice-Reitor da PUC-Rio
Edição 257