A escassez de engenheiros começa na escola
21/03/2012 14:46
Andrea Cecilia Ramal

Coluna da Associação de Antigos Alunos da PUC-Rio (AaA-PUC-Rio)

Não há desenvolvimento econômico sustentável sem fortalecer as engenharias. No entanto, no Brasil, apenas 8,8% dos universitários se formam nessa área, enquanto que 76% optam por carreiras humanas (dados do Indep). Os cursos superiores formam 35 mil engenheiros por ano, menos da metade do que a Coreia do Sul.

Embora com imenso potencial de crescimento, nossa economia se torna menos autônoma e menos capaz de inovar. Exemplo: enquanto os EUA registraram quase 45 mil patentes em 2010, o Brasil registrou só 442 (dados da OMPI).

Uma das causas desse problema está na educação básica: a qualidade do ensino de matemática, ciências, física, química. Poucos alunos ingressam nos cursos de Engenharia porque a escola não desperta as aptidões e competências necessárias. E poucos conseguem se formar, porque falta base para acompanhar os cursos.

Não se trata de ter mais aulas de matemática, física e química na escola, mas sim de mudar o ensino da matemática e das ciências, ainda baseado na transmissão de informações e muito distante da vida. É preciso levar o aluno a realizar experiências concretas, pelas quais o conhecimento faça sentido.

A atitude de pesquisa, o raciocínio e o potencial criativo também podem ser estimulados em sala de aula.

Para isso, claro, é necessário que haja uma formação adequada dos professores – calcanhar de Aquiles do nosso sistema educacional.

 

Andrea Cecilia Ramal
Presidente da AaA-PUC-Rio

 

Edição 252

 

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