Percepção aguçada em sala de aula
19/12/2011 16:00
Monique Rangel/ Foto: Raul Guilherme

Encontro mostra a prática exploratória como forma de abordagem pedagógica

Exposição de cartazes abordou tema de encontro realizado no Salão da Pastoral

 

Prática exploratória é uma abordagem pedagógica que pretende trabalhar a percepção e entender o dia a dia em sala de aula. O XII Encontro da Prática Exploratória Let’s put a ding in the classrom – Fazendo a diferença na sala de aula reuniu professores e alunos de todas as idades no Salão da Pastoral, na sexta-feira, 2 de dezembro.

 

O encontro é uma parceria do Departamento de Letras da PUC-Rio, da Associação de Professores de Língua Inglesa do Estado do Rio de Janeiro (Aplierj) e do Grupo da Prática Exploratória. Durante o dia foram realizadas diversas oficinas além de atividades, como teatro e uma conversa via Skype com o professor Dick Allwright, mentor da Prática Exploratória, que estava na Inglaterra.

 

Para a professora Inés Miler, do Departamento de Letras, o método é uma forma inclusiva de trabalhar para entender as questões humanas: “Não é uma mágica, e sim uma atitude de reflexão conjunta e que acredita no potencial das pessoas”, enfatizou.

 

Cartazes e pôsteres estavam expostos no Salão da Pastoral com explicações e trabalhos sobre o tema. Um deles foi feito por Luiz Antônio Nunes Pereira, do 7° período do curso de Letras. Ele destacou a importância da experiência: “Hoje estou lidando com alunos do Colégio Pedro II, de Realengo, que é uma realidade diferente de uma escola particular da Zona Sul. Cada encontro com alunos de diferentes bairros e escolas é um aprendizado.”

Edição 251

Mais Recentes
Os vários papéis da polícia no Mundo Atlântico
Encontros da História da PUC-Rio reuniram palestrantes da Itália, México e Brasil
O 'Solidarismo' e os tempos atuais
Obra de Pe. Ávila é relançada em seminário na PUC-Rio
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país