Prática exploratória é uma abordagem pedagógica que pretende trabalhar a percepção e entender o dia a dia em sala de aula. O XII Encontro da Prática Exploratória Let’s put a ding in the classrom – Fazendo a diferença na sala de aula reuniu professores e alunos de todas as idades no Salão da Pastoral, na sexta-feira, 2 de dezembro.
O encontro é uma parceria do Departamento de Letras da PUC-Rio, da Associação de Professores de Língua Inglesa do Estado do Rio de Janeiro (Aplierj) e do Grupo da Prática Exploratória. Durante o dia foram realizadas diversas oficinas além de atividades, como teatro e uma conversa via Skype com o professor Dick Allwright, mentor da Prática Exploratória, que estava na Inglaterra.
Para a professora Inés Miler, do Departamento de Letras, o método é uma forma inclusiva de trabalhar para entender as questões humanas: “Não é uma mágica, e sim uma atitude de reflexão conjunta e que acredita no potencial das pessoas”, enfatizou.
Cartazes e pôsteres estavam expostos no Salão da Pastoral com explicações e trabalhos sobre o tema. Um deles foi feito por Luiz Antônio Nunes Pereira, do 7° período do curso de Letras. Ele destacou a importância da experiência: “Hoje estou lidando com alunos do Colégio Pedro II, de Realengo, que é uma realidade diferente de uma escola particular da Zona Sul. Cada encontro com alunos de diferentes bairros e escolas é um aprendizado.”
Edição 251