O XV Congresso Nacional de Excelência em Gestão (CNEG) deste ano homenageou o Assessor de Articulação Institucional, professor titular Luiz Carlos Scavarda do Carmo. O artigo que recebeu o Prêmio Luiz Carlos Scavarda foi As dificuldades de expansão dos microempreendedores individuais no ramo de vestuário na Cidade de Maceió, de Renato Mendes, Igor Felipe Aparecido Santos Cavalcanti e Ana Paula Marques Fernandes, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A cerimônia ocorreu na FIRJAN, no dia 3 de outubro.
Na Solenidade de Reconhecimento à Produção Científica dedicada à Sustentabilidade são reconhecidos professores e personalidades que contribuem para o desenvolvimento do conhecimento e se destacam no campo do respeito, ética e dedicação à educação e à pesquisa. Também são contemplados os melhores artigos submetidos ao CNEG, com prêmios que têm o nome dos docentes e pessoas homenageados. Scavarda se formou em 1967 em Engenharia Elétrica/Telecomunicações pela PUC-Rio e foi lembrado pela experiência em gestão e a dedicação à área de Educação em Engenharia e sua relevância para o desenvolvimento econômico e social do país.
- Educação é uma coisa extremamente importante, todos sabem, mas as pessoas no país agem como se não soubessem. Como educadores e como universidade, só nos resta o otimismo, não existe outra hipótese. Se nós tivéssemos, em todos os níveis, uma gestão de qualidade estaríamos vivendo em um mundo diferente. Aqui juntamos essas duas coisas que são muito importantes. Para mim, ganhar um prêmio de excelência em gestão, na casa da indústria, é algo bastante gratificante.
O CNEG fomenta o diálogo entre sociedade, centros de pesquisa e produção científica, e propicia o debate das organizações com governos, ONGs e empresas sobre a sustentabilidade organizacional. O tema deste ano foi a Agenda Para Um Futuro Sustentável: Transformação Digital e Interdisciplinaridade Aplicadas em Sistemas de Gestão. Scavarda, que durante 15 anos ocupou o cargo de Vice-Reitor Administrativo da PUC-Rio, – em início de agosto, ele passou a exercer a função de Assessor de Articulação Institucional - ressaltou a importância da integração entre as universidades e a relevância da Educação em Engenharia.
- Há uma área na educação que discute como se educa um engenheiro. A engenharia tem uma qualidade de ser um interessante corpo lógico de informações que vai desde a ciência básica à aplicação dessas ciências, passando pela questão socioeconômica, da sustentabilidade e meio ambiente. Ela produz os mecanismos de desenvolvimento do país e precisa abranger a sustentabilidade econômica, social e ambiental. O problema dessa área de estudo é maior do que de qualquer instituição, ela envolve o país e até mesmo a educação mundial. Cada universidade é uma peça relevante.
Além de Scavarda, outros quatro professores receberam a homenagem: Andrea Latge, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Aydil de Carvalho Preis, ex-vice-reitora da UFF, Cicero Mauro Fialho Rodrigues, ex-reitor da UFF, e Francisco de Assis Palharini, diretor do Instituto de Psicologia da UFF.