Antropólogo Everardo Rocha toma posse como professor titular
21/10/2019 17:54
Tatiana Abreu

Doutor em Antroplogia Social, Rocha ministra aulas na PUC-Rio há 43 anos

Professor Everardo Pereira Guimaraes Rocha. Foto: Amanda Dutra.

O professor Everardo Pereira Guimarães Rocha, do Departamento de Comunicação Social, tomou posse como professor titular da PUC-Rio em Aula Magistral realizada na quarta-feira, 16. A cerimônia foi presidida pelo Reitor, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J. e pelo Vice-Reitor Acadêmico, professor José Ricardo Bergmann.

Everardo Rocha é doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ, mestre em Comunicação pela UFRJ, mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ e graduado em Comunicação Social pela PUC-Rio. É professor da graduação na Universidade desde 1976 e atua como Coordenador de Pesquisa do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio.

O Reitor abriu a reunião e ressaltou que Rocha, com 43 anos de atividade docente na Universidade, é o primeiro professor titular do Departamento de Comunicação Social. O Vice-Reitor Acadêmico fez a leitura do parecer homologado pela Comissão Central de Carreira Docente, que frisou o vasto currículo do professor e aprovou unanimemente a promoção do docente.

Padre Josafá, S.J., e professor Everardo Rocha. Foto: Amanda Dutra.

Durante a aula, Rocha retratou aspectos centrais da trajetória de estudos sobre comunicação e, em particular, dos temas sobre consumo e publicidade. O professor também destacou fatos que marcaram a trajetória na graduação e na pós-graduação e foram essenciais para a carreira de pesquisador. Rocha lembrou do ano de 1971, em que foi aluno de Comunicação Social da Universidade, e o retorno em 1976, quando entrou para o quadro complementar do Departamento de Comunicação Social e passou para o mestrado na UFRJ. Ele afirmou que dar aula é como uma “troca intelectual”.

- Dar aula na Graduação é gratificante por acompanhar o desenvolvimento dos alunos e ver o resultado daquilo que ensinamos traduzido em amadurecimento intelectual e desejo de aprender ainda mais – lembrou Rocha.

O professor recordou a dedicação de ser pesquisador e a decisão de se tornar professor e pesquisador ainda na graduação. Ele observou que, durante a trajetória acadêmica, contribuiu para dar ao tema do consumo e da narrativa publicitaria o devido lugar como objetos de pesquisa na comunicação e nas ciências sociais. Em referência aos estudos durante sua caminhada acadêmica, Rocha fez referência a autores que o antecederam e que abriram caminho para pensar nos estudos do consumo e da narrativa publicitaria. Ele citou desde Diderot, em 1772, até Clifford Geertz, que morreu em 2006.  

- Meu trabalho de investigação da narrativa publicitária e do consumo visa investigar as formas pelas quais esses fenômenos elaboram representações e legitimam práticas sociais que se transformam em algo central em nossa cultura. Entendo o consumo como um recurso ideológico, intelectual e emocional.

Everardo Rocha escreveu oito livros e seis coletâneas sobre publicidade e consumo e oito livros sobre cultura brasileira e teoria da cultura. Alguns dos seus livros refletem esse compromisso com a transmissão do conhecimento, voltados para públicos amplos em fase inicial de aprendizado de questões complexas, O que é Mito e O que é Etnocentrismo. Ao todo, publicou 22 livros escritos em toda carreira, 55 capítulos de livros, 54 artigos e periódicos e 55 trabalhos completos em anais de congressos. De acordo com Rocha, este significativo número é fruto da articulação entre docência e orientação.

Para o futuro, o professor deseja aprofundar a relação que os estudos antropológicos têm com uma clara tendência de vincular consumo e pensamento mágico. Além disso, quer voltar o olhar para grandes autores das ciências sociais e também procurar diálogo com a economia. Explorar o grande potencial oferecido pela história cultural da publicidade e do consumo também é um plano de Rocha.

- Meus estudos visam inventariar, classificar e analisar conteúdos e formas dos anúncios publicitários que ocupam nosso imaginário assim como sustentam práticas de consumo da modernidade.

O professor disse se sentir honrado com a indicação e, sobretudo, muito emocionado com os quase 50 anos de PUC-Rio. Também estiveram presentes o Vice-Reitor Comunitário, professor Augusto Sampaio, o Decano do CCS, professor Luiz Roberto Cunha, o Decano do CTCH, professor Júlio Diniz, e o Decano do CTC, professor Luiz da Silva Mello. Além de professores do Departamento de Ciências Sociais e de Comunicação Social.

Everardo Rocha é referência nos estudos sobre publicidade e narrativas de consumo. Em 1978 foi Coordenador-adjunto de Graduação, em 1980 coordenou a habilitação de publicidade e propaganda da Universidade e, dez anos depois, assumiu a direção do Departamento de Comunicação Social. O professor foi peça fundamental para a implantação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social em 2003, do qual tornou-se coordenador-adjunto em 2005.

Mais Recentes
Os vários papéis da polícia no Mundo Atlântico
Encontros da História da PUC-Rio reuniram palestrantes da Itália, México e Brasil
O 'Solidarismo' e os tempos atuais
Obra de Pe. Ávila é relançada em seminário na PUC-Rio
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país