O ano de 2022 é de grandes mudanças para o Departamento de Biologia da Pontifica Universidade Católica (PUC-Rio). Além da casa nova, a professora Jackeline Prata foi nomeada para exercer a função de diretora nos próximos dois anos, ocupando a função da professora Rejan Guedes Bruni – até então, única diretora que o departamento já teve. Durante a cerimônia híbrida, no dia12 de março, o Reitor, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., expressou contentamento com a posse e brincou que a professora é a mais nova medalha de prata da equipe.
Jackeline tem como as principais áreas de atuação a botânica e a ecologia, com linha de pesquisa em biologia reprodutiva, fenologia, ecologia de população e comunidade, principalmente, em ambientes sob efeito de fragmentação. Atualmente, é professora adjunta do curso de Ciências Biológicas na PUC-Rio e ministra aula no programa de mestrado profissional Biodiversidade em Unidades de Conservação, da Escola Nacional de Botânica Tropical, do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
A professora se mostrou empolgada com o futuro do Departamento de Biologia e contou sobre suas expectativas em relação ao programa de pós-graduação. A graduação em Ciências Biológicas foi criada em 2010, ano em que a PUC-Rio completou 70 anos.
- Desde a contratação de todos nós, professores, fomos convidados a pensar as nossas linhas de pesquisa sobre a ótica da ecologia humana e temos feito essa aproximação pelos trabalhos de conclusão de curso dos alunos, mas nós almejamos mais. O projeto de pesquisa do departamento visa apoiar os pesquisadores e estudantes no desenvolvimento de pesquisa e inovações tecnológicas, pavimentando o cenário para a construção de um programa de pós-graduação em biologia urbana em um futuro não tão distante. Assim esperamos – anunciou.
Padre Josafá comentou que desde o início de sua jornada na PUC-Rio, em 1986, sempre houve uma demanda por parte do corpo docente de criar o curso de Ciências Biológicas. Formado em biologia, o Reitor confessou que relutou na criação do departamento, pois não queria um curso nos moldes tradicionais.
- Décadas depois, quando percebi que o projeto estava maduro, achei por bem dar o ponta pé inicial. Seguindo o exemplo da semente que às vezes fica anos e anos embaixo da terra e que, quando há condições favoráveis, elas desabrocham e germinam. O projeto do curso de biologia se deu assim, nesta mesma dinâmica da semente – exemplifica.
Jackeline destacou alguns desafios para os próximos dois anos, dentre eles, a importância de manter o curso com excelência acadêmica e ao mesmo tempo se dedicar com muito afinco à nova linguagem e às novas tecnologias que surgem. E assinalou mais uma questão: estruturar e implementar o projeto de pesquisa de ecologias urbanas. Para ela, estes obstáculos serão mais fáceis de enfrentar após a gestão da ex-diretora, professora Rejan Guedes Bruni e a inauguração do novo prédio da Biologia, no campus Gávea, em dezembro de 2021.
- Estamos todos os professores, funcionários e alunos imensamente felizes com a estrutura do novo prédio. Depois de tantas mudanças, este endereço fixo é um estímulo fundamental para encararmos nosso maior desafio que é estruturar e implementar o projeto de pesquisa de ecologias urbanas. A professora Rejan nos proporcionou muitas oportunidades de aprendizado e experiência, sempre pautadas por uma visão humanista. Ela tornou viável e tranquilo que formássemos nossos alunos com excelência acadêmica. Nosso departamento agradece profundamente a dedicação – afirmou.
Rejan foi uma das idealizadoras, ao lado de padre Josafá, do curso de Biologia da PUC-Rio e ocupou o cargo de diretora desde a inauguração. Após dez anos dedicada à área da pesquisa, a botânica retornou ao universo acadêmico justamente para comandar a Biologia e, apesar das dificuldades enfrentadas, disse que não se arrependeu em momento algum da sua escolha. Assim como o padre Josafá, a ex-diretora comparou a trajetória do departamento ao processo de germinação de uma semente.
- Onze anos transcorreram desde o ano que implantamos o curso de Ciências Biológicas na PUC-Rio – um projeto desenvolvido pela Universidade há mais de 20 anos. Ao nosso favor, a paciência e perseverança de quem aprendeu a lidar com sementes para produzir jardins e florestas. Não foi fácil, mas conseguimos. Chegamos até aqui com excelentes performances nos conceitos do MEC e do Enade, o curso de licenciatura foi reconhecido em primeiro lugar no estado do Rio de Janeiro, nossos alunos sendo aprovados nos melhores programas de pós-graduações de faculdades nacionais e estrangeiras, assim como premiações de projetos institucionais em diversos concursos. Estes resultados são motivos de muito orgulho, comemorados por professores e alunato, assim como por suas famílias – finalizou.