Cada equipe era formada por três integrantes, que deveriam construir um projeto de, no máximo, um metro cúbico e cinco quilos, que protegesse o ovo da queda de cima de um guindaste. Foram dezessete as equipes participantes, mas menos de dez conseguiram terminar a prova sem rachaduras. Outro fator que atrapalhou o desempenho de alguns times foi o vento, que levou projetos para longe da área demarcada. Aterrissar no alvo contou seis pontos e a criatividade dos projetos, mais seis. Como funciona nas diversas competições promovidas pela marca, a criatividade é responsável por grande parte da pontuação e, no Gravity Challenge, o prêmio é um pulo de pára-quedas no Barra Jumping.
Bernardo Pater e Vitor Maes
O destaque do evento foi a equipe vencedora, Os Galáticos, em que os integrantes chegaram caracterizados de extraterrestre, astronauta e Silvio, do programa Pânico na TV. A equipe construiu uma nave espacial que, ao cair, abriu a porta para a saída do ovo, recebendo a nota máxima. A família dos primos Bernardo Pater, que estuda na Escola Superior de Propaganda e Marketing (Espm), e Vitor Maes, aluno de Engenharia de Produção da PUC, dois dos integrantes dos Galáticos, compareceu em peso, colaborando com os retoques finais e com a torcida. “A família inteira está aqui, ajudando em tudo o que puder, porque eles trabalharam muito por esse projeto”, disse a mãe de Vitor, Maria de Lourdes Durso.
Muitas equipes prepararam suas construções no dia anterior, e alguns só puderam saber na hora se o projeto funcionaria. O time vencedor trabalhou duas semanas para que a nave ficasse pronta, gastando 43 ovos em 32 testes e R$ 240 em materiais, entre eles isopor, plástico e até espuma da Nasa.
– Como não tínhamos uma altura de 15m para testar os projetos, fomos para a casa de praia da nossa família e penduramos as naves em varas enormes no telhado para testar, contou Vitor.
Edição 210