Painel revive Portinari
04/12/2008 21:00
Aline Veloso e Cristiane Barbalho / colaborou Mabele Bemfeito

O quadro Jesus entre os doutores, de Cândido Portinari, foi transformado em mosaico pela artista plástica Isabel Ruas, da Oficina de Mosaico, de São Paulo, hoje pode ser visto na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na PUC-Rio, na imponência de seus 4,5 metros de largura por 3,7 de altura. A pintura original a óleo, de 1957, foi idealizada como painel pelo pintor, mas somente este ano foi executada como tal. O mosaico foi um gesto de gratidão de João Cândido Portinari, filho do pintor e diretor do Projeto Portinari, à PUC-Rio. 

'Jesus entre os doutores' representa uma criança, Jesus, e os doutores curvados, atentos à sua sabedoria.(foto: Giselle Leitão)

“Jesus entre os PhDs”, é assim, em tom descontraído, que o presidente da Fundação Padre Leonel Franca, padre Pedro Magalhães Guimarães Ferreira, faz referência à obra Jesus entre os doutores, de Cândido Portinari. A peça, transformada em mosaico, foi instalada na entrada da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na PUC-Rio, uma obra a qual o padre Pedro destinou muito de suas melhores energias. A idéia partiu do filho de Portinari e diretor do Projeto Portinari, João Cândido, que ofereceu uma das obras à Universidade ao ver a Igreja ser construída. “Ele mostrou todos os quadros que tinha no computador e nos encantamos por esse, que cabe muito bem aqui em uma universidade”, comentou o padre.

Os auxiliares da Oficina de Mosaico de São Paulo
colaram peça por peça. A posição certa era
conferida com uma planta de papel. Foto: Ludmila Zorzi
O quadro representa uma criança, Jesus menino, com toda a sua sabedoria, e os doutores curvados, ouvindo a lição. O filho do pintor pensou no mosaico como um gesto de gratidão à Universidade, um presente para os estudantes, funcionários e freqüentadores da igreja. “A PUC foi a “mãe” do Projeto Portinari, nos acolheu há muito tempo. Não temos muitas coisas valiosas e originais para oferecer, mas temos o direito autoral”, diz João. Ele propõe que o campus da Universidade seja um espaço cercado de arte, como se os alunos “caminhassem pelas ruas de Florença”, idealiza.

“Olhei o quadrado (referente ao espaço na parede da igreja) e vi ele (o mosaico) ali”, explica João Cândido, justificando a razão do local escolhido. A pintura original a óleo, de 1957, é acervo do Banco Itaú de São Paulo, e mede 60cm de altura e 72cm de largura, enquanto o mosaico tem 4,5m x 3,70m. Segundo padre Pedro, Portinari fez a tela para ser mosaico, e essa será a primeira execução do painel, e que por isso terá grande valor.

João Cândido posa em
frente ao painel. Foto: Giselle Leitão
“João Cândido consultou a Bolsa de Arte do Rio de Janeiro, que avaliou o preço do mosaico em R$ 2,6 milhões”, disse. A captação dos recursos para iniciar o projeto teve início em 2003, mas foi no ano de 2006, com a aprovação do orçamento e patrocínio do Banco Itaú, que se iniciaram estudos e a importação de materiais. As pedras para a montagem do painel vieram de Veneza, na Itália, e foram pré-montadas em São Paulo.

A escolha da artista plástica Isabel Ruas, dona da Oficina de Mosaico de São Paulo, foi do próprio filho de Portinari. “Ela tem muitas encomendas e é um trabalho de artesão, por isso demorou tanto. Se ela morasse aqui no Rio teria ficado pronto antes”, afirmou o padre.

–Tive a oportunidade de ver três quartos do mosaico pronto em São Paulo. Vieram pedaços pequenos, realmente pequenos de lá, pois ela (a artista plástica) ficou com medo de que pedaços maiores pudessem quebrar durante a viagem, comentou padre Pedro. Para ser conservado por mais tempo, o mosaico foi colado sobre uma tela de aço. O trabalho de Isabel contou com a ajuda de quatro auxiliares.

A artista plástica se sente orgulhosa com a escolha. “Eu ganhei um presente”, afirma Isabel. Durante a pesquisa da obra, a maior dificuldade foi a transformação da pintura para mosaico sem perder a beleza e a qualidade da obra. “Eu tentei fazer um mosaico tendo por base a pintura, e ele (Portinari) fez o quadro inspirado num mosaico”, exemplifica Isabel.

O mosaico em progresso: Isabel Ruas conferiu cada etapa de instalação das peças. Foto: Ludmila Zorzi
Segundo a pesquisadora do Projeto Portinari Noélia Coutinho, que cataloga as obras originais do artista desde 1979, e coordenou a produção do mosaico na Igreja, o painel é muito importante. “É uma grande emoção. O importante nesse mosaico é o resultado de todas as buscas de João Cândido na história da arte do Brasil”, comentou a pesquisadora.

 

Edição 211

 

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