“Jesus entre os PhDs”, é assim, em tom descontraído, que o presidente da Fundação Padre Leonel Franca, padre Pedro Magalhães Guimarães Ferreira, faz referência à obra Jesus entre os doutores, de Cândido Portinari. A peça, transformada em mosaico, foi instalada na entrada da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na PUC-Rio, uma obra a qual o padre Pedro destinou muito de suas melhores energias. A idéia partiu do filho de Portinari e diretor do Projeto Portinari, João Cândido, que ofereceu uma das obras à Universidade ao ver a Igreja ser construída. “Ele mostrou todos os quadros que tinha no computador e nos encantamos por esse, que cabe muito bem aqui em uma universidade”, comentou o padre.
colaram peça por peça. A posição certa era
conferida com uma planta de papel. Foto: Ludmila Zorzi
“Olhei o quadrado (referente ao espaço na parede da igreja) e vi ele (o mosaico) ali”, explica João Cândido, justificando a razão do local escolhido. A pintura original a óleo, de 1957, é acervo do Banco Itaú de São Paulo, e mede 60cm de altura e 72cm de largura, enquanto o mosaico tem 4,5m x 3,70m. Segundo padre Pedro, Portinari fez a tela para ser mosaico, e essa será a primeira execução do painel, e que por isso terá grande valor.
frente ao painel. Foto: Giselle Leitão
A escolha da artista plástica Isabel Ruas, dona da Oficina de Mosaico de São Paulo, foi do próprio filho de Portinari. “Ela tem muitas encomendas e é um trabalho de artesão, por isso demorou tanto. Se ela morasse aqui no Rio teria ficado pronto antes”, afirmou o padre.
–Tive a oportunidade de ver três quartos do mosaico pronto em São Paulo. Vieram pedaços pequenos, realmente pequenos de lá, pois ela (a artista plástica) ficou com medo de que pedaços maiores pudessem quebrar durante a viagem, comentou padre Pedro. Para ser conservado por mais tempo, o mosaico foi colado sobre uma tela de aço. O trabalho de Isabel contou com a ajuda de quatro auxiliares.
A artista plástica se sente orgulhosa com a escolha. “Eu ganhei um presente”, afirma Isabel. Durante a pesquisa da obra, a maior dificuldade foi a transformação da pintura para mosaico sem perder a beleza e a qualidade da obra. “Eu tentei fazer um mosaico tendo por base a pintura, e ele (Portinari) fez o quadro inspirado num mosaico”, exemplifica Isabel.
Edição 211