O professor da Universidade de Washington Mauricio Resende ministrou a Aula Inaugural do Centro Técnico Científico, CTC/PUC-Rio, no auditório d RDC, no dia 20 de março. Com tema “Quarenta anos de colaboração entre indústria e universidade”, o palestrante contou sua trajetória desde a formação em Engenharia Elétrica na PUC-Rio, até o sucesso como pesquisador nos Estados Unidos. Após se destacar no doutorado em Berkeley sobre linguagens de programação, o professor começou a trabalhar em pesquisas para a indústria privada.
Mauricio Resende teve passagens por laboratórios de multinacionais, como Nokia, AT&T e Amazon, e explicou como a colaboração entre indústria e academia é benéfica para ambas. De acordo com ele, a PUC-Rio é uma universidade que investe muito nessa relação.
— Os estágios que os alunos fazem são muito importantes, porque são geralmente na área industrial. Outro aspecto importante é a indústria financiar a pesquisa, como é o caso do Instituto TecGraf aqui na PUC. Essas iniciativas são essenciais — enfatizou o professor.
O Tecgraf nasceu de uma parceria entre a Petrobras e a PUC-Rio, em 1986, ainda como laboratório de projetos em computação gráfica. A partir de 2013 foi elevado a Instituto TecGraf e ganhou uma sede. Desde então, a iniciativa desenvolve projetos em colaboração com empresas parceiras. As principais áreas de pesquisa do instituto são Interatividade Digital, Modelagem e Simulação e Data Analytics.
O aluno de Engenharia de Produção da PUC-Rio Renan Guimarães, de 19 anos, comentou sobre os aprendizados da Aula Inaugural. Ainda no primeiro período, o estudante viu o professor como uma inspiração.
— Foi muito bom ver a trajetória de uma pessoa tão experiente como o Maurício. Eu fiquei muito inspirado com a história dele na PUC até o mercado de trabalho. Me sinto muito motivado para seguir a carreira profissional que me aguarda no futuro — disse Renan.
O CTC/PUC-Rio engloba os cursos de Ciência da Computação, Engenharia, Física, Matemática e Química.