Doze alunos do Instituto ECOA PUC-Rio foram aprovados em um concorrido processo seletivo mundial para participar da Worldwide Developers Conference (WWDC 2024) da Apple. Entre milhares de inscrições, apenas 350 projetos de estudantes de todo o mundo foram selecionados. A WWDC 2024 acontecerá de 10 a 14 de junho no Apple Park em Cupertino, Califórnia, EUA, reunindo milhares de desenvolvedores para uma experiência de aprendizado e networking.
Para participar, os estudantes foram desafiados a criar projetos utilizando a ferramenta Playground da Apple, propondo inovações para a plataforma. Eles tiveram pouco mais de um mês para definir e apresentar suas soluções. Karina Tronkos, mentora do Instituto ECOA PUC-Rio e vencedora da WWDC por cinco vezes consecutivas, conta como se deu a preparação dos alunos: "Organizamos o Swift Student Challenge Crash Course. Por 18 dias, entre janeiro e fevereiro, recebemos no laboratório diversas pessoas que tinham interesse em aprender desenvolvimento Swift e aplicar para o Swift Student Challenge", afirma.
Nesta edição, 50 estudantes selecionados em todo o mundo receberam um convite especial para uma experiência exclusiva de três dias na sede da Apple, na Califórnia, EUA. Um desses projetos selecionados foi o "Nostradamus", desenvolvido pela aluna Laura Daflon dos Santos. Laura terá a oportunidade de participar de diversas atividades destinadas a impulsionar seu crescimento e desenvolvimento pessoal.
— Criei o 'Nostradamus', um aplicativo que demonstra como a ciência de dados pode ser crucial para preservar o meio ambiente. Com ele, os usuários vão compreender como os dados são tratados e como sua análise é capaz prever o impacto de nossas ações atuais no futuro. Podemos visualizar essas mudanças em um mundo 3D no iPad ou no ambiente real, por meio da Realidade Aumentada (AR), revela.
A WWDC oferece uma grande oportunidade para networking e aprendizado, incentivando os desenvolvedores a criar aplicativos inovadores e de alta qualidade para os ecossistemas da Apple. Os projetos desenvolvidos pelos vencedores abordam temas relevantes para a sociedade, demonstrando o potencial transformador da tecnologia.
Aplicativos vencedores: