O Ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça propôs aos estudantes da PUC-Rio uma reflexão acerca do papel que cada um desempenha na sociedade, pois, em sua perspectiva, responsabilidade social significa pensar e agir para tornar o mundo um lugar mais justo e igualitário. Para o Ministro, as discussões que envolvem o tema extrapolam o âmbito jurídico e estão cada vez mais presentes no dia a dia de todos.
André Mendonça deu a aula magistral do segundo semestre de 2024 na universidade. Com o tema ‘Educação, Responsabilidade Social e Dignidade Humana’, o Ministro palestrou para estudantes, docentes e convidados sobre as perspectivas e principais desafios que envolvem os assuntos.
Em outras oportunidades, o Ministro defendeu que discussões em torno da ideia de responsabilidade social têm se tornado frequentes em um mercado cada vez mais atento aos limites impostos pelas desigualdades sociais e pela crescente escassez de recursos naturais, e à necessidade de um desenvolvimento econômico mais justo. Na PUC ele afirmou:
- Responsabilidade social é a capacidade de olhar para o próximo e saber que você é responsável por todo o seu entorno, toda a sociedade na qual você está inserido. Esse é o papel de todo cidadão, não só das autoridades públicas. E o universitário é aquele que tem a capacidade de inovar a energia para fazer algo novo. A minha expectativa é que a semente da responsabilidade social cresça e se multiplique nos estudantes dessa grande universidade que é a PUC do Rio de Janeiro.
Natural da cidade de Santos - SP, André Mendonça tem 51 anos e é doutor e mestre em Direito pela Universidade de Salamanca, na Espanha, e pós-graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Ele é Ministro da Suprema Corte Brasileira desde dezembro de 2021 e em junho deste ano passou a fazer parte também do Tribunal Superior Eleitoral como ministro efetivo, sucedendo a Alexandre de Moraes.
Esta foi a primeira vez que Mendonça visitou a PUC-Rio. Ele conheceu um pouco da história da universidade, que se iniciou a partir dos cursos de Serviço Social, Direito e Engenharias, e hoje se firma como referência em pesquisa acadêmica. O Reitor Pe. Anderson Pedroso S.J., aproveitou a ocasião para reafirmar que a especialidade da PUC-Rio é colocar a sua pesquisa a serviço do Brasil.
- O nosso desejo é servir o país. A nossa função é um pouco essa: é uma pequena universidade, nos rankings é a primeira do país em vários itens, mas quer estar a serviço. O que a gente quer é servir o país com pesquisa, com ciência e sendo um espaço democrático.
A visita do Magistrado reforçou o ambiente democrático e de troca de ideias que se busca promover. Nesse sentir, Pe. Anderson Pedroso S.J. reforçou que a PUC-Rio é um espaço de inclusão de pessoas, que se coloca aberto para o diálogo e para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e fraterna.
- Eu acho que a coisa mais importante que eu tenho a dizer aqui é que estamos fazendo um exercício de democracia. Isso é fundamental. A Universidade é um lugar de diálogo e de encontro de saberes, um lugar onde nós precisamos melhorar a nossa capacidade de compreensão da realidade e de diálogo entre nós. Eu costumo dizer que a PUC-Rio, dada a sua história e a sua trajetória como universidade, é um espaço democrático e um projeto de país que inclui as pessoas, que procura desenvolver políticas sociais e também um pensamento que possa ser favorável a políticas igualitárias e uma sociedade mais justa e mais fraterna.
A fala do Reitor se justifica em função da manifestação pacífica realizada por estudantes contrários à visita de Mendonça, compreendido como exemplo de postura democrática que a PUC-RIO preza.
- Todos têm direito de se manifestar pacificamente, de maneira muito tranquila, então eu acho que tudo isso é o que nós esperamos, e eu espero. E isso é a PUC-Rio. A grandeza da PUC-Rio é exatamente isso, esse é um lugar em que todos podem falar, todos podem ser ouvidos e que as trocas é que enriquecem, né?
O Reitor agradeceu a visita do Ministro e a presença de todas as autoridades convidadas. Na plateia estavam presentes importantes nomes atuantes no Poder Judiciário local. Destacam-se o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE - RJ), Desembargador Henrique Figueira, os Promotores de Justiça José Marinho Paulo Junior e Somaine Cerruti, membros do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ), a Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), Renata Fadel, dentre outros. O apresentador da Rádio Catedral, Fábio Torres, também prestigiou a aula.
Pela PUC-Rio, além do Reitor, integrou a mesa da palestra Dom Antonio Luiz Catelan, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, e compareceram os Vice-Reitores Prof. Luiz Fernando Martha, Profª. Jackeline Farbiarz, Prof.ª Marley Vellasco, Prof. Renato Callado, Prof. Marcelo Gattass, Prof. Leonardo Lima Gomes, bem como os professores do Departamento de Direito Profª. Caitlin Mulholland e o Prof. Pedro Cavalcanti Rocha.