O Professor Arthur Cézar de Araújo Ituassu Filho foi empossado pelo Reitor da PUC-Rio, Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J., como novo diretor do Departamento de Comunicação (DCOM). Na ocasião, Arthur Ituassu afirmou que pretende dar seguimento aos trabalhos desenvolvidos por seus antecessores, e anunciou a criação do Instituto de Comunicação, voltado às demandas da sociedade e do mercado com relação aos processos de formação em comunicação.
— Nesse contexto de grandes mudanças, tenho dito que pretendo levar à frente uma gestão de continuidade transformadora, dando seguimento às mudanças implementadas nas duas últimas gestões, nas lideranças do Prof. Leonel Aguiar e da Profª Tatiana Siciliano. Nesse sentido, continuaremos a fortalecer a nossa pós-graduação, que tanto valoriza a nossa graduação e a formação ética, prática e teórica dos nossos estudantes. [...] Em especial, criaremos o nosso Instituto de Comunicação, um sonho antigo do Departamento, que está sendo gestado de modo a responder às demandas do mercado e da sociedade por formação ética e atualizada em comunicação.
Sobre o Instituto de Comunicação, o Reitor Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J., confirmou o apoio da administração central e da Reitoria no projeto, principalmente no que tange à saúde financeira necessária. “É difícil olhar os dados econômicos e financeiros, mas deles depende não só a sobrevivência, mas também o futuro, que vai ser o Instituto de Comunicação. Com todo o apoio da Universidade, vamos continuar discutindo para que o bebê nasça saudável e com a cara do Departamento”, ele disse.
— Todo apoio ao Instituto de Comunicação, que vai responder não a uma questão de sustentabilidade econômica. O Instituto de Comunicação dá lugar para o Departamento de uma interface, de uma conversa com a sociedade, uma maneira de poder formar mais. Eu tenho certeza que o Instituto de Comunicação vai ser um sucesso, dado os antigos alunos que nós temos e os que estão no mercado”.
Pe. Anderson Pedroso S.J. também ressaltou que o Departamento de Comunicação precisa ocupar o lugar de protagonista do diálogo cultural da Universidade com a cidade, permitindo que a PUC-Rio se mantenha como um referencial democrático e cultural no Rio de Janeiro.
— A Universidade vai fazer uma proposta para que o Departamento de Comunicação assuma o protagonismo do nosso diálogo com a cultura, com a cidade e até com o país. [...] Temos que conectar os aparelhos culturais e não criar uma rede de eventos, mas sim uma cultura de conexão, de desenvolvimento, de geração de renda, que é uma das grandes vocações do Rio de Janeiro.
Graduado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela PUC-Rio, com mestrado e doutorado cursados na instituição, o novo diretor Arthur Ituassu agradeceu a nomeação recebida pelo Reitor, afirmando que vê com naturalidade o dever assumido, pois ocupou, durante muito tempo, importantes espaços no departamento até a efetiva chegada à direção.
— Eu me sinto muito feliz e muito honrado, e também vejo com muita naturalidade chegar à direção do departamento, pois estou há muitos anos aqui. Eu fui aluno do departamento. Na graduação, fui representante estudantil, trabalhei como estagiário no Comunicar, fui estudante eleito para a Comissão Geral do departamento. Depois voltei ao departamento como professor, fui coordenador de jornalismo, coordenador de intercâmbio internacional e coordenador de pós-graduação. Então eu vejo como um caminho natural, mas que, ao mesmo tempo, me traz muita alegria e muito orgulho.
Além da presença de amigos, professores e do Reitor, compareceram à solenidade a recém saída diretora do DCOM, Profª Tatiana Siciliano; o Decano do Centro de Ciências Sociais, Prof. Francisco de Guimaraens; o Vice-Reitor Comunitário, Prof. Renato Callado; a Vice-Reitora Acadêmica, Profª Marley Vellasco; o Vice-Reitor Administrativo, Prof. Leonardo Lima Gomes; e o Vice-Reitor para Infraestrutura e Serviços, Prof. Luiz Fernando Martha.
Após a leitura da Portaria nº 64, de 1º de Agosto de 2024, que nomeou o novo diretor pelo prazo de dois anos, o Reitor Pe. Anderson Pedroso S.J. dedicou especial agradecimento à antiga diretora do DCOM, Profª Tatiana Siciliano. Ele destacou as conquistas alcançadas durante a gestão da antecessora, convidando-a a auxiliar no desenvolvimento da comunicação da Universidade.
— Primeiro, a criação do curso de Estudos de Mídia, no sentido de atualizar a graduação do departamento frente às enormes transformações no campo da comunicação. Isso é algo que marca a sua gestão. Segundo, a subida da nota da pós-graduação para cinco, consolidando a pós entre os principais programas do campo da comunicação no país. [...] Eu quero agradecer a você em nome de toda a Universidade. E quando alguém deixa a direção de um departamento, fica disponível para o departamento e para a Universidade também. Você vai ser chamada para ajudar a crescer e a desenvolver a comunicação da Universidade.
Hoje, a Profª Tatiana Siciliano assume a coordenação de pós-graduação do Departamento de Comunicação da PUC-Rio. Ao se colocar à disposição do seu sucessor, ela relembra as transformações ocorridas sob o seu comando, tais como a reforma curricular do curso de Jornalismo, o lançamento do curso de Estudos de Mídia, adequando a realidade do Departamento à nova realidade do mercado de trabalho, sem descuidar da visão humanística, do espírito crítico e da responsabilidade ética.
A Professora Tatiana também rememora o lançamento do laboratório de criatividade e cultura, o início das reformas de infraestrutura do espaço físico, as reformas dos estúdios de tv e de áudio para fins pedagógicos, bem como a formação de equipe de professores e administrativos pedagógicos para atendimento personalizado aos alunos em todas as etapas do ciclo formativo. Tudo isto vivido em tempos de pandemia e redução do número de estudantes. Ao deixar a direção do Departamento, Tatiana Siciliano manifesta o sentimento de leveza pelo dever cumprido.
— Servi o departamento e acho que eu fiz o melhor que eu podia dentro de toda aquela situação. Passamos por todo o período e conseguimos entregar uma estrutura, um chão pavimentado, que já está sendo construído, mas que pode ficar mais bonito ainda daqui para frente. A gente tem que fazer coletivamente para todos. É um ciclo: a gente passa e outro chega, mas claro, deixando alguma coisa, podendo fazer melhor do que aquele que encontrou. Então é isso que eu espero e desejo para o Arthur. Eu tenho certeza que ele vai fazer dessa gestão uma gestão maravilhosa.
A respeito da importância que o Departamento de Comunicação possui para a Universidade, o Decano do Centro de Ciências Sociais, Prof. Francisco de Guimaraens, destacou, que além do quantitativo de alunos, o departamento difunde o modelo de ensino da PUC-Rio para o mercado e sociedade como um todo, projetando a identidade da Universidade como um local de produção e transmissão do conhecimento.
— Do ponto de vista numérico, a importância é gigantesca, uma vez que departamento é o segundo maior do centro de Ciências Sociais, e é o terceiro maior da universidade em número de alunos. Isso representa o impacto na sociedade, uma projeção da Universidade na sociedade carioca, fluminense e brasileira, muito relevante para a difusão da imagem da PUC. Nós temos profissionais diversos na área de comunicação formados no departamento e que levam justamente para o mercado o nosso modelo, a nossa identidade, né? Então, nesse sentido, a importância é enorme.
Na perspectiva de diretor recém empossado, Arthur Ituassu esclarece que os novos tempos voltados ao desenvolvimento e à inovação do Departamento não perderão de vista as conquistas passadas, muito menos a ética e a consciência social aliadas à PUC-Rio.
— A PUC é parte da minha casa e da minha família. É algo que mistura amor, orgulho, pertencimento, consciência social, ética e espiritual. Com esse sentimento de naturalidade enfrentaremos uma era de grandes mudanças na comunicação. [...] Vejo um departamento onde a inovação, o pensamento crítico e a inclusão sejam nossos princípios orientadores. Construiremos sobre nossa rica história, mas também abraçaremos o futuro, liderando em áreas como a comunicação digital, a ética, a mídia e a formação de futuros comunicadores, que farão a diferença no mundo.