O Núcleo de Memória da PUC-Rio é responsável por produzir conteúdos a partir de acervos da Universidade, resultando em livros, catálogos, sites e eventos com iniciativas acadêmicas e culturais e ganhou novo espaço para reunir e divulgar acervos documentais sobre a história e a memória da Universidade. A inauguração da sala no sétimo andar do Edifício Kennedy teve a presença do Reitor Pe. Anderson Antonio Pedroso S.J., que exaltou o espírito de equipe do Núcleo.
— O que a gente enxerga no Núcleo de Memória da PUC-Rio é uma cultura de colaboração, uma equipe extremamente humana. Precisamos de equipes que não só realizam trabalhos, mas que sejam um testemunho também do quão humanos nós podemos ser. A Universidade não é apenas produção de diplomas e transmissão de conhecimento, mas também um serviço para toda a comunidade.
A Coordenadora de Pesquisa, Silvia Ilg Byington, destacou que o novo espaço reforça o propósito do Núcleo e consolida a política da Universidade.
— Com essa infraestrutura, a gente fortalece algo que está na origem do Núcleo de Memória: o arquivo é um espaço de formação. Agora podemos ampliar as nossas oficinas e atender às solicitações dos vários departamentos. O nosso atendimento é baseado na política extensionista da Universidade, assim, contemplamos não apenas alunos de graduação, mas também pesquisadores, que frequentemente auxiliamos com os serviços do Núcleo.
Silvia afirmou ainda que a preservação da memória é um dever de toda a comunidade.
— A nossa tarefa também envolve a formação em pesquisa de alunos de diversos cursos, contribuindo para sua qualificação profissional no campo da memória, do patrimônio, da história e da cultura. O Núcleo trabalha para promover uma cultura da memória na PUC-Rio, sendo um trabalho permanente de todos nós.