O Superior Provincial dos Jesuítas no Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda, S.J., veio à PUC-Rio para receber o Planejamento Estratégico e o Plano Diretor de Sustentabilidade Administrativo-Financeira traçado até 2030. Na visita canônica, o religioso também celebrou missa solene na Igreja do Sagrado Coração de Jesus e participou da cerimônia de posse do Prof. Leonardo Lima Gomes como novo Vice-Reitor para Assuntos Administrativos.
Recepcionado pelo Reitor, Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J., o Pe. Mieczyslaw Smyda, S.J. tomou conhecimento das medidas implementadas pela atual gestão para garantia da sustentabilidade da instituição e adequação aos novos tempos. O Plano Estratégico estabelece até 2030 sete áreas prioritárias de ação institucional para a manutenção e modernização da excelência pedagógica da PUC-Rio, que são: ações afirmativas e inclusão; campus: espaço educativo; sustentabilidade financeira; estímulo à inovação; governança ética; ensino, pesquisa e extensão; e comunicação institucional.
O Reitor destacou que o Plano Estratégico desenvolvido para a PUC-Rio no período de 2024 a 2030 foi inspirado na lição adotada pela Companhia de Jesus há mais de 400 anos, que é a de planejar estrategicamente os passos a serem trilhados pela instituição:
— O plano estratégico da Universidade foi feito desde setembro [de 2022], com sete pilares estruturantes e ali tem todas as ações que vão ser feitas, né? Então o recebimento pelo Provincial desse documento é um ato oficial no qual a companhia de Jesus colhe, aprova e acompanha pelos próximos seis anos com esse mapa. A gente tirou o planejamento estratégico da própria Companhia. A PUC só está se alinhando com a Companhia.
Para o Reitor, o Plano Estratégico da Universidade se traduz em um guia para os futuros passos que serão tomados pela administração em questões estratégicas essenciais para o prosseguimento das atividades. Nesse sentir, ele afirmou:
— Agora a PUC sabe pra onde vai e sabe exatamente o que vai acontecer, porque o plano entra em detalhes em algumas dimensões, né? Olha, temos que fazer isso, temos que melhorar isso, temos que reafirmar esse e outro ponto. Então agora nós temos um mapa de maneira que tanto um professor pesquisador, quanto alguém que tá na administração, um funcionário técnico administrativo, como um aluno, seja quem for, pode ter nas mãos e dizer ‘olha, essa universidade tem esse horizonte. Vai por aqui. São sete pilares estratégicos, são tantas ações necessárias. Nós sabemos para onde vamos e vamos juntos, que é o mais importante.
Em complemento, a Vice-Reitora de Extensão e Estratégia Pedagógica, Profª Jackeline Farbiarz, afirmou que entregar o Plano Estratégico para o Superior Provincial dos Jesuítas no Brasil simboliza a confiança e a essência da PUC-Rio. A professora confirma que a universidade segue um caminho de antecipar um futuro mais justo e igualitário, fundamentado na excelência e na verdade, o que é confirmado pela visita canônica recebida.
— Entregar o plano estratégico para o Padre Smyda implica em dividir e compartilhar a essência da Universidade. A universidade é confiada à Companhia de Jesus e está sempre em reflexão na ação, que tem a experiência como um fator determinante, [...] e que está sempre ancorada no contexto real e na missão da própria universidade. Então, tê-lo junto a nós é ter a confirmação de que nós estamos trilhando um caminho de antecipação de um futuro mais justo, mais igualitário, a partir da excelência que essa universidade tem. A PUC é uma universidade de excelência, é uma das únicas universidades que tem um duplo 5, por exemplo. É uma universidade que realmente vive a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. E tê-lo conosco, entendendo os desafios da universidade, a realidade brasileira, a realidade da sociedade com menos pessoas pensando em estar numa universidade, é um presente e uma oportunidade de compartilhar, de aprender e de demonstrar como se acredita nessa instituição.
Jackeline Farbiarz ainda afirmou que não há que se falar em um pilar principal do Plano Estratégico, pois todos são complementares entre si, confluindo para o compromisso da PUC-Rio de formar pessoas melhores para o mundo. Para isso, Jackeline salienta que os pilares estratégicos traçados precisam estar integrados e acolhidos pela comunidade.
Como Superior Provincial dos Jesuítas no Brasil, o Pe. Mieczyslaw Smyda S.J. é responsável por manter a unidade do corpo apostólico e visitar as obras e as comunidades jesuítas no país. A PUC-Rio é uma dessas obras, voltada à formação acadêmica de jovens e adultos no âmbito universitário.
Em mensagem especial à comunidade universitária transmitida no canal oficial de Youtube da instituição, Pe. Smyda destacou a sintonia da Companhia de Jesus na liderança da PUC Rio. Ele enfatizou que o foco da gestão vai além da administração de recursos no período de 2024 a 2030, centrando-se na formação humana, intelectual e espiritual. Nesse sentido, Pe. Smyda realçou o papel da universidade na promoção da cultura e do conhecimento sob a perspectiva cristã, buscando harmonia entre fé, ciência e sociedade.
O Superior Provincial também reforçou a necessidade de colaboração e parcerias institucionais para garantia da excelência acadêmica e da relevância da PUC no cenário nacional e internacional. No que tange às políticas de conformidade, ele ressaltou a necessidade de avançar na consolidação do programa de integridade, como uma forma de reforço à cultura do cuidado expressa pela Companhia de Jesus.
Sobre a visita do Superior Provincial, o Reitor Pe. Anderson Pedroso, S.J., entende que a PUC-Rio sai fortalecida do encontro, com a garantia de que está sendo acompanhada pela Companhia de Jesus.
— Acho que o sentido maior para o Padre Smyda estar aqui foi ele acolher, aprovar e nós termos a garantia de que a Companhia vai nos acompanhar nos próximos seis anos com esse mapa ou essa bússola ou então essa visão de futuro que a gente tem agora no planejamento estratégico.