A Casa de Inovação da PUC-Rio recebeu o executivo Helcio Beninatto para o bate-papo “Desvendando o Sucesso: as chaves para um futuro vitorioso”. Ao longo da conversa, Helcio narrou a sua trajetória profissional marcada por desafios e deu recomendações aos alunos presentes.
Com grande experiência em Tecnologia e Empreendedorismo, Helcio foi CEO da América Latina na empresa Ingenic e Vice-Presidente de Vendas na Sonda Brasil, mas teve o início de sua jornada na PUC-Rio. Foi aluno entre 1983 e 1987 e, trinta e sete anos depois, contou o seu entusiasmo em voltar à Universidade:
— Foi muito legal. Na hora que eu entrei aqui me trouxe muitas, muitas memórias. Me trouxe uma emoção muito boa de voltar. E é legal ver o quanto que avançou, né? Modificou esse prédio aqui, existem outros prédios que não existiam na época que eu estudei. Eu fiquei muito feliz, muito feliz mesmo de voltar.
A palestra foi enriquecedora para aqueles que assistiram, permeada por conselhos baseados em sua trajetória. O executivo ressaltou a curiosidade e a sensibilidade como diferenciais necessários para o sucesso. Instruiu os alunos ouvintes que busquem, ao máximo, novos aprendizados e experiências.
— O conhecimento técnico das coisas que você vai fazer, isso é base zero.Você vai ter pouca vantagem competitiva com as outras pessoas porque todo mundo tem que ter esse conhecimento. O diferencial são os soft skills, que você usa para saber lidar com as pessoas. Saber formar times, trabalhar em equipe. Não adianta você ficar dentro da tua caixinha. Você tem que ir além, você tem que ser curioso.
O palestrante destacou que o pensamento a longo prazo é importante na gerência de empresas, especialmente pelas novas gerações, que são impactadas por um forte imediatismo. Além disso, Helcio ajuda a construir um futuro sustentável em seus negócios. Ele investe em energia limpa, mostrando como é necessário ter uma perspectiva de futuro para preservar o planeta.
O empresário falou sobre os desafios que assombram o empreendedorismo no país, mas deixou claro que eles devem ser enfrentados com resiliência e que desistir não deve ser uma opção.
— O Brasil é um desafio. Mas eu acho que o brasileiro é muito criativo de uma maneira geral. A gente sempre acha maneiras de achar oportunidades e negócios bons. Então eu acho que isso daí é o que vale. A gente correr atrás do que é possível ser feito, apesar dos percalços e das dificuldades do nosso país. Vamos em frente porque é o jeito, ficar parado não dá!
Desde cedo, ele se mostrou ambicioso e determinado a alcançar altos cargos. “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima” foi a última frase dita por seu pai antes do seu falecimento, e o fundador da empresa de consultoria HB Consulting não fez diferente. Beninatto explicou que seu pai não o deixou herança, mas sim, grandes conhecimentos.
A palestra faz parte do “ECOA na Casa”, realizado pelo Instituto ECOA e que visa promover discussões sobre empreendedorismo, inovação e tecnologia. O próximo encontro será no dia 10 de Dezembro, às 9h, na Casa de Inovação.