A PUC-Rio inaugurou a primeira filial da Livraria Manresa no começo do ano letivo da Universidade. O evento contou com a presença do Reitor da PUC-Rio, Pe. Anderson Antonio Pedroso, SJ, e do Diretor Geral de Edições Loyola e vice-presidente da Abepare, Pe. Eliomar Ribeiro, SJ, que reafirmaram a importância da criação desse espaço do conhecimento.
Com a responsabilidade da Associação Cultural e Beneficente Padre Reus (Abepare), o espaço foi criado pela Companhia de Jesus. Seu principal objetivo é proporcionar aos seus frequentadores a oportunidade de consumir livros para uma formação integral.
Em seu vasto acervo há uma diversidade de títulos de referência no mercado de CTP (Científico – Técnico – Profissional) das mais renomadas editoras do Brasil. Há também livros das áreas de espiritualidade, ficção, não ficção e religião.
A coordenadora da unidade número um da Livraria Manresa, Simone Gomes, entende a leitura como transformação de vidas, e afirma que é ali onde os frequentadores poderão experienciar essa metamorfose acadêmica e espiritual. Em um ambiente acolhedor e receptivo.
Além das importantes leituras que podem ser encontradas no local, a Manresa dispõe de itens de papelaria que auxiliam no dia a dia de estudantes e funcionários da Universidade, como post-it, cadernos, agendas, canetas, entre outros.
O Reitor da PUC-Rio destacou em sua fala a expectativa desse local se tornar uma parte da Universidade onde as trocas e encontros sejam um alimento para a alma e os estudos. Com tudo que a Manresa pode oferecer, essa é a área ideal para construir esse novo espaço de convívio no campus.
Pe. Eliomar Ribeiro, SJ, relembrou a inspiração para o nome da livraria. O nome deste espaço vem da relação da cidade de Manresa, na Espanha, com Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus. Essa região foi o princípio da espiritualidade inaciana e a base de sua posterior obra social, intelectual, cultural e pedagógica nomeada de Exercícios Espirituais. Ele cria tal escrito em uma gruta nessa localidade, onde passa um ano, o livro é uma referência para os interessados nessa espiritualidade. Portanto, a partir dessa conexão, o título da livraria faz menção a história do Santo Inácio de Loyola, tornando essa biblioteca de saberes em um local de conexão, fé e estudos.